ABORDAGEM PARAMÉTRICA NO ENSINO DE PROJETO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA CURSOS DE ARQUITETURA E DESIGN.
Modelagem Paramétrica; Processo de projeto; Ensino; Pensamento Sistêmico
O potencial gerador dos meios digitais e os avanços em fabricação estão abrindo novas dimensões no processo projetual. Porém, a partir do cenário nacional, percebe-se que o reflexo da aplicação dessas ferramentas e processos ainda não é amplamente identificado no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de arquitetura e design. Nesse contexto, a presente pesquisa selecionou a modelagem paramétrica como meio digital abordado, devido às lacunas de conhecimento e por se tratar de uma das fundações tecnológicas de outros sistemas, como o Building Information Modeling. O problema de pesquisa consiste em: “Como introduzir no ensino de projeto o uso de processos e ferramentas computacionais que desenvolvam o objeto a partir de parâmetros?” O uso do modelo paramétrico se caracteriza pela programação das dependências entre componentes, por meio de variáveis (parâmetros), com foco na construção de regras e relações. Diferente de um modelo tridimensional estático, um modelo paramétrico pode ser considerado como um sistema dinâmico de relações entre objetos. Apesar de serem relacionadas à utilização de meios digitais, a concepção e representação de objetos com uso de parâmetros tem como principal aspecto o entendimento da interação entre as partes e seu potencial emergente, o que caracteriza o design paramétrico. Partindo dessa caracterização, foram estabelecidas as seguintes hipóteses: 1. o processo paramétrico de projeto exige do projetista habilidades comuns ao processo tradicional de projeto e habilidades específicas da abordagem paramétrica. No que diz respeito às habilidades específicas, é essencial uma mudança de olhar sobre o objeto projetado, onde o pensamento sistêmico torna-se essencial; 2. o desenvolvimento das habilidades requisitadas pelo processo paramétrico de projeto extrapola o âmbito de uma única disciplina, englobando a necessidade de uma aproximação das áreas de projeto e representação, além de reflexões sobre o modelo de ateliê. O objeto de estudo compreende, assim, as possíveis relações entre o processo paramétrico de projeto e o ensino de projeto. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender as especificidades do processo paramétrico de projeto, com o auxílio do pensamento sistêmico, e propor novas diretrizes metodológicas para a aplicação de suas ferramentas e processos no ensino de projeto, em cursos de arquitetura e design, considerando disciplinas e estruturas curriculares. Os objetivos específicos incluem: 1. analisar as especificidades do processo paramétrico de projeto, considerando o pensamento sistêmico; 2. analisar as especificidades do ensino de projeto nos cursos de arquitetura e design; 3. caracterizar o atual cenário de aplicação da modelagem paramétrica no ensino nacional, a partir de amostra nos cursos de arquitetura e design, com ênfase nas disciplinas de projeto, buscando identificar as melhores práticas e os principais desafios; 4. propor e aplicar diretrizes metodológicas no ensino/aprendizado de projeto nos cursos de graduação de arquitetura e design, a partir de experimentações pedagógicas, no intuito de utilizar ferramentas e processos paramétricos dentro da atividade projetual. Para o delineamento do trabalho, foram considerados os passos característicos da pesquisa construtiva (constructive research), resumidos nas seguintes etapas: 1. compreensão do problema; 2. proposição (desenvolvimento e aplicação da proposta); 3. validação (discussão e reflexão). A compreensão inclui levantamento bibliográfico (aprofundamento teórico), e levantamento empírico/pesquisa de campo com coleta de dados, para a caracterização do cenário nacional e cenário local (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Federal do Ceará – UFC). As etapas posteriores de proposição e validação serão realizadas no cenário local. A proposição consiste no desenvolvimento de diretrizes metodológicas para a utilização de ferramentas e processos paramétricos no ensino de projeto. Inclui o estudo de uma proposta inicial e sua aplicação para possíveis ajustes, através de experimentos pedagógicos de curta e longa duração (curso de extensão de 20 h e duas disciplinas optativas, realizados na UFC). Por fim, a validação consiste na revisão parcial da proposta e aplicação em novo experimento pedagógico (curso de extensão de 40 h, realizado na UFRN), além de sua apresentação para professores/pesquisadores que participaram dos cursos e disciplinas (UFRN e UFC). Ao final da pesquisa, será realizada uma revisão final da proposta, onde se verificará sua aplicabilidade a partir de todo o percurso traçado, para a identificação de contribuições teóricas e práticas.