Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYNAH NERI CORREIA CAMPOS

DATA : 06/07/2022
LOCAL: Sala virtual - Google Meet

DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM MÓVEL PARA MELHORIA DO SONO EM PUÉRPERAS

Privação do sono; Educação em saúde; Período pós-parto.

O autoaprendizado de mulheres que encontram-se no puérpério, através do acesso a conteúdos baseados em evidências científicas sobre formas de melhorar o sono no pós-parto, pode constituir-se em uma das estratégias de prevenção da privação do sono e agravos associados. Na atualidade, destacam-se os benefícios do autoaprendizado através da utilização de tecnologias móveis (smartphones, tablets, notebooks, E-readers) para acesso a conteúdos educacionais. Desse modo, o objetivo deste estudo foi desenvolver e disponibilizar o aplicativo para uso off-line denominado “Sono pós-parto” para dispositivos móveis. Nesta pesquisa foi desenvolvido um aplicativo para smartphones tablets, utilizando a linguagem Javascript, relacionado ao sono e estratégias para melhorá-lo no período pós-parto. Para a construção da mídia educativa foram utilizados kits de desenvolvimento de software (SDK) para dispositivos Android e a metodologia de co-design adaptado de Millard. A análise qualitativa do protótipo do aplicativo foi realizado por um grupo de 05 experts em sono. Após essa etapa, o protótipo ajustado seguiu para avaliação de usabilidade por 36 puérperas do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). O protótipo do aplicativo finalizou com 22 telas, distribuídas em uma tela inicial correspondente ao “Menu”, sendo este constituído por quatro domínios principais intitulados de (1) Importância do sono de boa qualidade; (2) Sono no pós-parto; (3) Sono adequado no pós-parto; e (4) Puérpera: estratégias para melhorar o sono, bem como por demais telas com descrições acerca da temática específica. A avaliação do protótipo do aplicativo com base no conteúdo explorado obteve a aprovação completa de todos os experts em sono que participaram do estudo e propiciou a realização de ajustes. Além disso, obteve aprovação de usabilidade por puérperas com escore no System Usability Scale (SUS) de 78,8 pontos, sendo o aplicativo considerado bom e aceitável. O perfil das puérperas que participaram do estudo destaca a prevalência de parto normal, escolaridade de segundo grau completo e multíparas. Desse modo, o aplicativo “Sono pós-parto” apresenta um grande potencial como ferramenta para uso no ensino-aprendizagem em assuntos relacionados a aspectos do sono destinado às puérperas, assegurando aos desenvolvedores a sua aplicabilidade e a disponibilização nas plataformas digitais de forma segura e confiável.

Presidente - 3549899 - FABIANA BARBOSA GONCALVES
Interno - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA