Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE CARLA DOS SANTOS BORGES

DISCENTE : LIDIANE CARLA DOS SANTOS BORGES
DATA : 27/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/vaz-vrcv-hrn

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DOS PRECEPTORES DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Ensino em Saúde; Metodologia Ativa; Preceptoria

A necessidade de mudanças na escolarização possibilitou utilizar novas formas de ensinar e aprender mais sintonizadas com as demandas da sociedade. No contexto brasileiro, com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs, as Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem têm sido adotadas, em consonância com as DCNs, a fim de que haja a participação ativa do estudante e este possa tornar-se protagonista na construção do seu conhecimento. Para isso, o preceptor emerge num papel essencial nesse processo, sendo o profissional que atua dentro do ambiente de assistência nos serviços de saúde, convertendo-o também em ambiente de ensino para a prática profissional, atuando na orientação e supervisão de atividades práticas dos discentes. Assim, o objetivo desse estudo é identificar as concepções e práticas de preceptores acerca do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto da preceptoria em saúde vinculada a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Estudo com abordagem metodológica qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido com os preceptores vinculados ao mestrado da EMCM/RN, com a coleta de dados realizada através de formulário online, onde a análise dos dados se deu através do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. Para a referida análise dos dados, procederam-se as seguintes etapas: 1) obtenção das respostas por meio do questionário; 2) em seguida a fase de transcrever e clarificar o texto das repostas, no intuito de realizar a redução do discurso; 3) identificar as ideias centrais e extrair as expressões chaves dos depoimentos; 4) fazer a categorização, identificando as Ideias Centrais semelhantes; e por fim, 5) elaborar um discurso único, agregando as frases das Ideias Centrais e formando o Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desse estudo permitiram perceber que as metodologias ativas possibilitam uma excelente articulação entre as experiências diárias vivenciadas na prática dos serviços, e a educação baseada na construção do conhecimento, numa inter-relação firmada entre os preceptores e os discentes. Para tanto, é preciso que conheça e faça uso de diferentes formas de facilitar o conhecimento. Além disso, podemos considerar que as Metodologias Ativas apresentam a possibilidade para construção de novas formas de conduzir a formação em saúde, por ser um possível instrumento de superação dos modelos tradicionais de ensino. Espera-se que as reflexões aqui apresentadas permitam a construção e ampliação de novos conceitos e elementos que circundam as estratégias de ensino, e a complexa formação dos profissionais de saúde.

Presidente - 3549899 - FABIANA BARBOSA GONCALVES
Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA