Banca de DEFESA: JARDÊNIA AZEVEDO DA SILVA NORONHA

DISCENTE : JARDÊNIA AZEVEDO DA SILVA NORONHA
DATA : 20/10/2020
LOCAL: Plataforma virtual

O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL ÀS URGÊNCIAS COMO CENÁRIO PARA A FORMAÇÃO MÉDICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Formação Médica. Integração ensino-serviço-comunidade. SAMU.

A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) surge como uma proposta de metodologia ativa atuando na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. A pesquisa que segue busca identificar as potencialidades e desafios da experiência formativa no atendimento pré-hospitalar desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na ótica do estudante. Este é um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo que utilizou como dados tanto a experiência da pesquisadora no SAMU quanto os relatos dos estudantes acerca do impacto da inserção do SAMU em sua formação. A partir da análise temática foram criadas quatro categorias, a saber:  “O momento no SAMU central, consistiu apenas numa conferência”; “Ao adentrar o serviço nos tornamos parte daquilo que antes era um mera especulação”;  “Toda experiência é válida para a formação, mesmo que não alcancemos todas as expectivas”; e “Ensinar e aprender são molas mestras de um mesmo processo”, com as quais foram trabalhadas as falas dos alunos.  Os resultados alcançados comprovam que a VIC contribui para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, além de permitir que os estudantes colaborem com os profissionais do serviço no qual estão inseridos, auxiliando o SAMU e a EMCM-UFRN a sanar ou minimizar as fragilidades apontadas garantindo um maior aproveitamento da VIC servindo de direcionamento para outras instituições formadoras que desejem implantar essa metodologia em suas grades curriculares.

Interna - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Interno - 3050428 - DIEGO BONFADA
Externa à Instituição - ISABEL KAROLYNE FERNANDES COSTA - EBSERH
Notícia cadastrada em: 09/10/2020 20:24