MODELO DE SIMULAÇÃO PARA AVALIAR O EFEITO CHICOTE EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Efeito Chicote. Composto de Marketing. Dinâmica de Sistemas.
O Efeito Chicote (EC) é um fenômeno presente nas cadeias de suprimentos caracterizado pela variabilidade da demanda, ocasionando uma amplificação a montante das quantidades movimentadas, o que implica na formação de estoques em excesso e, consequentemente, na elevação dos custos logísticos. Há consenso nos estudos anteriores quanto a definição e as causas que origina o EC, no entanto os modelos propostos para quantificação e o desenvolvimento de soluções para a mitigação do EC ainda constituem um amplo campo de pesquisa, face as lacunas identificadas no decorrer deste trabalho, onde variáveis como composto de marketing, capacidade de transporte, sazonalidade e custos não foram contempladas nos modelos. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo avaliar a influência de variações do composto de marketing (produto, preço, promoção e praça) no comportamento da variabilidade da demanda em uma cadeia de suprimentos, o que permite enquadrá-lo como exploratório e descritivo. Quanto a abordagem este estudo assume um caráter qualitativo e quantitativo, de natureza aplicada, mediante o levantamento de dados junto a uma empresa para auxiliar na identificação de valores de referência para o modelo a ser proposto. Para viabilizar o estudo, diante da complexidade decorrente do relacionamento entre as variáveis envolvidas, será utilizada como ferramenta a simulação, através da Dinâmica de Sistemas, pois trata-se de um ambiente controlado e possibilita a replicação com facilidade dos experimentos, possibilitando a construção de cenários e favorecendo o processo de tomada de decisão. O modelo proposto será validado no contexto de uma indústria do setor alimentício, que apresenta um mixdiversificado de produtos e promove a distribuição deste em canais de distribuição com características diferenciadas.