Análise da Eficiência Acadêmica das Escolas Públicas do Rio Grande do Norte.
Educação. Eficiência escolar. Análise envoltória de Dados. Teoria de resposta ao item.
A educação formal, compreendida pelo processo gradual que ocorre na escola, tem como objetivo a aprendizagem de conhecimentos sistematizados e é de grande interesse da sociedade, pois beneficia seus indivíduos e acarreta em diversos efeitos a sociedade, como o aumento de produtividade e de bem-estar. (JOHNES; JOHNES, 2007). Entender o que influencia o resultado educacional é tão importante quanto o resultado em si, porque permite gerir estas variáveis de forma a obter um melhor desempenho estudantil. Este trabalho faz uso da análise envoltória de dados (DEA) para comparar a eficiência das escolas do Rio Grande do Norte. Neste método não-paramétrico, é construída um fronteira de eficiência a partir das escolas que melhor usam os insumo definidos para gerar os produtos educacionais. Para tanto, os dados utilizados foram os da Prova Brasil e Censo Escolar dos anos de 2007, 2009 e 2011 para as escolas públicas do Rio Grande do Norte. Algumas das variáveis consideradas como insumos e produtos já foram obtidas diretamente destas bases, outras duas foram elaboradas, com uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) – são elas índices socioeconômico e de infraestrutura escolar. Numa primeira etapa, foram comparados diversos modelos DEA, com alterações de variáveis de insumos, para se testar a sensibilidade dos resultados à diferentes modelos. Em seguida, após escolha de um deste modelos, foram aprofundadas algumas análises de resultados.