A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E AS METODOLOGIAS ATIVAS: AVALIANDO O ALINHAMENTO DAS METODOLOGICAS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
Ensino Superior. Administração. Metodologias Ativas. Qualidade
Um dos principais desafio do ensino superior é a busca pela qualidade, sendo que um dos meios para se alcançar este propósito é o alinhamento metodológico do curso com as diretrizes curriculares nacionais. Este estudo tem como objetivo discutir o alinhamento de projetos pedagógicos de cursos de Administração às Diretrizes Curriculares Nacionais através da propositura de modelo avaliativo. O modelo proposto é baseado na análise da dinâmica procedimental das metodologias ativas do curso por meio das dimensões de proatividade, motivação e ambientação e a dinâmica e da dinâmica intencional com relação aos objetivos acadêmicos das disciplinas com base na Taxonomia de Bloom revisada. A metodologia é fundamentada em três eixos fundamentais epistemológico, lógico e técnico. No eixo epistemológico, considerando os objetivos, adota um enfoque fenomenológico-hermenêutico. No eixo lógico emprega a base estrutural de pensamento pragmática-indutiva. No eixo técnico, a natureza da pesquisa caracteriza-se como de natureza exploratória e descritiva que adota uma abordagem mista (Quali/Quanti) com estratégia transformativa sequencial. Por se tratar de uma pesquisa com base procedimental observacional, caracterizada como observação não participante, abraça a coleta de dados através de levantamento documental com análise e interpretação de dados realizada por análise de conteúdo. O estudo adota uma amostragem não probabilística por tipicidade ou intencional, realizada por etapas. O estudo culminará com a avaliação do alinhamento metodológico de 08 (oito) cursos de administração selecionados por região geográfica, categoria administrativa e conceito ENADE de 2018.