Avaliando o conselho escolar nas escolas de ensino médio no município de Natal-RN
Conselho Escolar, Gestão Escolar, Controle Social, ENEM, Educação Democrática.
A pesquisa trata de avaliar a contribuição dos Conselhos Escolares
para a aprendizagem dos alunos das escolas estaduais de ensino médio
do município de Natal. A pesquisa fundamenta-se na Teoria
Democrática nas vertentes representativa e participativa e no
conhecimento empírico dos conselhos como instrumento de
participação. A abordagem é qualitativa e avaliativa com a coleta
dos dados feita por pesquisa documental das atas das reuniões,
entrevistas semiestruturadas e reuniões de grupos focais.
A análise dos dados identificou desequilíbrio na representação das
partes interessadas e falta de participação dos Conselhos Escolares
completos na gestão das escolas. Há dificuldades de gestão para
atualização do Projeto Político-Pedagógico, de gestão do corpo
docente e da manutenção predial. A conclusão aponta a necessidade
de reformulação do Conselho Escolar para estimular a participação
e o controle social da escola pública e da dinamização da
capacitação de conselheiros e dirigentes escolares para a missão de
propiciar a educação para a democracia.