RELAÇÕES ENTRE TIPOS MOTIVACIONAIS DE VALORES E TEMPO NA INSTITUIÇÃO: UM ESTUDO COM OS PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO A DISTÂNCIA
Escala de Valores Schwartz. Carreira Docente. Mudanças de Valores.
Os valores são idealizados como critérios que interferem diretamente nas atitudes, preferências e até mesmo no comportamento humano, influenciando no modo como o indivíduo interpreta as suas próprias atitudes e as dos outros, inclusive no âmbito profissional. Nesse sentido, o objetivo geral da presente pesquisa é buscar identificar se há diferenças no perfil de hierarquia de valores de professores que atuam na Educação a Distância - EAD à medida em que avançam em suas carreiras docentes. Para isso serão utilizados os tipos motivacionais que compõem a teoria de valores de Schwartz, através de questionário a ser aplicado junto aos docentes de Educação a Distância ligados à SEDIS- Secretaria de Educação a Distância da UFRN. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo onde o método de pesquisa a ser utilizado é uma survey. O instrumento de coleta será elaborado a partir de escalas já validadas. Este trabalho buscará relatar as possíveis mudanças de valores que podem ocorrer de acordo com o tempo de atuação na carreira docente