METODOLOGIAS ATIVAS E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: AVALIAÇÃO DO ALINHAMENTO METODOLÓGICO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ensino Superior. Administração. Metodologias Ativas. Qualidade.
Um dos principais desafios do ensino superior é buscar qualidade, e uma forma de alcançar esse objetivo é alinhar o curso às diretrizes curriculares nacionais. Este estudo tem como objetivo discutir esse alinhamento para cursos de Administração, propondo um modelo avaliativo baseado na análise da dinâmica das metodologias do curso, considerando as dimensões de proatividade, motivação e ambientação, e da dimensão intencional em relação aos objetivos acadêmicos das disciplinas, com base na Taxonomia de Bloom revisada. A metodologia é composta por três eixos fundamentais: epistemológico, lógico e técnico. No eixo epistemológico, adota-se um enfoque fenomenológico-hermenêutico para os objetivos. No eixo lógico, emprega-se uma base estrutural de pensamento pragmático-indutivo. No eixo técnico, a pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem mista (qualitativa/quantitativa) e estratégia transformativa sequencial. A pesquisa, de base procedimental observacional e caráter não participante, coleta dados através de levantamento documental com análise e interpretação por análise de conteúdo. A amostragem é não probabilística por intencionalidade, realizada por etapas. Como resultado, demonstrou-se a aplicabilidade do método proposto, permitindo mensurar o alinhamento das metodologias com as diretrizes curriculares nacionais e contribuindo para a discussão na acadêmica sobre o tema. Assim, o método avaliativo proposto pode ser usado internamente para autoavaliação do curso e externamente para análise comparativa de cursos.