Desenvolvimento de um programa para assistência de enfermagem na prevenção e controle de
sobrepeso e obesidade em adolescentes
Enfermagem; Adolescente; Sobrepeso; Obesidade; Atenção Primária à Saúde.
Sobrepeso e obesidade constituem um problema de saúde pública mundial,com prevalência crescente nos adolescentes. No Brasil, o Ministério da Saúde direciona a prevenção e o controle deste problema para a Atenção Primária à Saúde. Entretanto, desconhecem-se instrumentos ou programas específicosque norteiem a prática do enfermeiro com essa população no ambiente escolar. Objetivou-se construir um programa para assistência de enfermagem na Atenção Primária à Saúde direcionada à prevenção e controle de sobrepeso e obesidade em adolescentes. Estudo metodológico, desenvolvido em quatro escolas estaduais e quatro Unidades Básicas de Saúde do Município de Natal/RN. Participaram quatro enfermeiras, representantes das zonas geográficas do município (norte, sul, leste e oeste), 114 adolescentes, e 40 professores das escolas. O método utilizado para construção do programa foi o Protocolo para Mapeamento de Intervenção de Bartholomew que compreende seis etapas: avaliação das necessidades, construção de matrizes dos objetivos de mudança, delineamento de métodos baseados em teorias e estratégias práticas, desenvolvimento do programa, planejamento da adoção e implementação, e planejamento da avaliação. A identificação das necessidades foi realizada por meio de uma revisão integrativa, grupos focais com os adolescentes e professores, e entrevistas semiestruturadas com as enfermeiras. Os dados foram sintetizados utilizando o discurso do sujeito coletivo. Um total de 41(36%) adolescentes foram identificados com sobrepeso ou obesidade, e as principais necessidades identificadas foram: abordagem ao bullying, reeducação alimentar e disponibilidade de exerícios físicos na escola. A partir das necessidades, criaram-se matrizes dos objetivos de desempenho, dos determinantes e dos objetivos de mudança. Estes foram discutidos e modificados com as enfermeiras. Selecionaram-se teorias e métodos para embasar as ações da intervenção. As estratégias emergiram da revisão integrativa sobre intervenções de enfermagem direcionadas ao adolescente com sobrepeso e obesidade e da intervenção “Assistência para reduzir o peso (1280)”, contida na Classificação de Intervenções de Enfermagem. Como resultado elaborou-se o “Programa de enfermagem mais saúde na escola” contendo diversas estratégias. Os implementadores e usuários testaram e avaliaramas estratégias práticas por meio de sua implementação, o que resultou na necessidade de redução da carga horária semanal de exercícios físicos, de 60 para 45 minutos por hora-aula. Por fim, criou-se um plano de avaliação bimestral do Programa a ser posteriomente implementado. Conclui-se que uma intervenção em forma de programa que contemple a participação da comunidade, criação de vínculo, utilização de teorias, previsão de continuidade da assistência, e potencialização de recursos existentes na comunidade, tem potencial paraa melhoria da prática de enfermagem na Atençao Primária à Saúde. Como intervenção para prevenção e controle de sobrepeso em adolescentes, o Programa elaborado guia intervenções direcionadas às necessidades de saúde da população nas escolas públicas e constitui uma tecnologia que contribui para o avanço de conhecimentode enfermagem nateoria de promoção da saúde.