CREDENCIAIS EPISTÊMICAS DA CRENÇA EM DEUS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE
ALVIN PLANTINGA E RICHARD SWINBURNE.
Alvin Plantinga; Richard Swinburne; Fé e Razão; Epistemologia das Virtudes.
O objetivo central desta pesquisa é comparar as credenciais epistêmicas da crença em Deus na epistemologia religiosa de dois dos principais pensadores da filosofia analítica da religião contemporânea: Alvin Plantinga (1932 - ) e Richard Swinburne (1934 - ). Mais precisamente, busca-se investigar como a crença na existência de Deus pode obter status epistemicamente positivo, ou seja, como ela pode ser intelectualmente justificada ou racional ou ainda avalizada, a partir de comparações, contrastes ou complementações que podem ser feitas entre as propostas dos dois filósofos. Deste modo, será avaliado como Plantinga e Swinburne lidam com algumas questões fundamentais da filosofia analítica da religião ligadas à natureza e à relação entre fé e razão. Para que tal objetivo seja concretizado, foram escolhidos três méritos ou credenciais epistêmicas: a justificação deontológica, a racionalidade (interna e externa) e o aval. Na primeira parte desta tese, serão clarificados os conceitos fundamentais ligados ao debate sobre a relação entre fé e razão na filosofia analítica contemporânea a fim de elucidar o problema central dessa tese; além disso, irá ser esclarecido o que significa precisamente uma crença ter o mérito da justificação, da racionalidade ou do aval. Na segunda parte, irão ser apresentados as duas propostas epistemológicas que serão comparadas, a saber, a Epistemologia Reformada de Alvin Plantinga e o balanço evidencial probabilístico proposto pela teologia natural de Richard Swinburne. Em seguida, visa-se analisar a possibilidade de articulação entre essas duas diferentes abordagens. Por fim, a partir dessas duas abordagens distintas na apresentação de credenciais epistêmicas positivas para o teísmo, será proposto um modelo original, chamado aqui de Modelo Armínio/Wesley, em que será feito um trabalho de epistemologia aplicada ao problema central sobre as credenciais epistêmicas da crença em Deus. Mais precisamente, visa-se construir um modelo epistêmico, a partir da Epistemologia das Virtudes, que faça justiça tanto as preocupações epistemológicas de Alvin Plantinga, quanto de Richard Swinburne, sobre o status intelectual da crença em Deus.