Banca de QUALIFICAÇÃO: ELANO COSTA SILVA

DISCENTE : ELANO COSTA SILVA
DATA : 22/05/2024
LOCAL: Auditório do Nupeg

Lignina do sabugo de milho modificada como adsorvente de poluentes em efluentes.

Lignina. Sabugo de milho. Adsorção. Água produzida. Corante.

O crescimento da população mundial e o aumento do consumo per capita tem estimulado o setor industrial a aumentar sua produção de bens e serviços. Consequentemente, a produção de poluentes também tem aumentado e o descarte inadequado destes no meio ambiente pode afetar a saúde humana e os ecossistemas. A água produzida de poços de petróleo é um subproduto significativo da extração de petróleo. Essa água é encontrada naturalmente nos reservatórios subterrâneos e é trazida à superfície juntamente com o petróleo durante o processo de produção. Geralmente, a água produzida contém uma variedade de substâncias, como sais, metais pesados e compostos orgânicos. Nesse contexto, a água poluída com corantes da indústria têxtil também tem despertado o interesse de pesquisadores por ser um relevante problema ambiental. Durante o processo de tingimento de tecidos e fibras, são utilizados uma variedade de corantes químicos que conferem cores vibrantes às peças de vestuário. No entanto, grande parte desses corantes não é absorvida pelas fibras têxteis e acaba sendo descartada junto com as águas residuais, resultando em efluentes contaminados. Os corantes presentes nestes efluentes podem persistir por longos períodos de tempo, afetando a transparência e a qualidade da água nos corpos hídricos receptores. Para mitigar esses problemas, estudos recentes têm focado na utilização da lignina como material adsorvente para remoção de contaminantes. Esta substância se mostra promissora devido a sua abundância na natureza, sendo o segundo biopolímero mais abundante depois da celulose, e pela presença de múltiplos grupos funcionais ao longo da sua cadeia polimérica. O Brasil é um dos maiores produtores de milho do mundo e associado a produção de grãos está a geração de um elevado volume de sabugo de milho, material que apresenta cerca de 15% de lignina. O uso de biomassas do setor agrícola pode conferir ao processo de tratamento economia de recursos financeiros e benefício ambiental duplo, pois além de tratar o descarte de poluentes também ocorre a destinação adequada dos rejeitos agroindustriais. Nesse contexto, esta proposta de dissertação tem como objetivo o estudo da extração e modificação da lignina proveniente do sabugo de milho e a avaliação do uso desta para o tratamento de água poluída como material adsorvente. Sendo assim, o trabalho será dividido em fases. A primeira fase será o tratamento da biomassa proveniente do sabugo de milho e a extração da lignina. A segunda fase será a modificação da lignina com diversos reagentes objetivando a melhor interação para remoção dos contaminantes e suas caracterizações. E a fase final, será o teste em bancada para aferir a eficiência do material produzido como adsorvente para remoção de poluentes em efluentes contaminados.

Presidente - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Interno - 3304882 - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA