Présentation

Le Programme de Formation Post-Licence en Production Animale de l'Université Fédérale du Rio Grande do Norte (UFRN) en association avec l'Université Fédérale du Semiárido (UFERSA) a été initié en 2009, avec le Master et a obtenue la note 3, au trienat de 2010-2012. Le PPGPA est le premier cursus de formation post-licence en Zootechnie de l'état du Rio Grande do Norte, ce qui lui place comme ayant un rôle fondamental dans la résolution des problèmes demandée par la société locale et régionale, bien que dans le renforcement et développement dans l'aire du Rio Grande do Norte et dans la région Nord-est

O Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em associação ampla com a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) teve seu início em 2009, em nível de mestrado e passou pela primeira avaliação no triênio 2010-2012, alcançando conceito 3. O PPGPA é pioneiro na área de Pós-Graduação em Zootecnia no estado do Rio Grande do Norte, o que o torna fundamental para solucionar problemas demandados pela sociedade local e regional, bem como para impulsionar o desenvolvimento da área no Rio Grande do Norte e na Região Nordeste como um todo, projetando-os dessa forma nos cenários nacional e internacional.
O PPGPA vem sendo avaliado em sua estrutura acadêmica e sistematicamente redirecionado para atender as necessidades atuais e futuras da produção animal, e tem por objetivo a formação de uma massa crítica de recursos humanos, altamente qualificada, habilitada e capaz de desenvolver projetos que visem solucionar os problemas da área zootécnica. O PPGPA tem contribuído de maneira marcante na formação de profissionais qualificados para pesquisa e docência, com egressos que hoje ocupam lugares de destaque em instituições públicas e privadas do setor agropecuário do país, além daqueles que ingressaram em programas de formação em nível de doutorado.
 No Estado do Rio Grande do Norte, a agricultura é de fundamental importância e contribui de modo significativo com a economia desta unidade da Federação. A agropecuária do estado expandiu-se nas últimas décadas e requer formação de mão de obra especializada, além de pesquisas com intuito de gerar novas tecnologias aplicadas a realidade do Estado. De acordo com o IBGE (2011) o RN tem um efetivo de 1.047.797 bovinos, 2.547 bubalinos, 45.100 equinos, 20.997 muares, 51.448 asininos, 587.096 ovinos, 406.616 caprinos, 193.187 suínos, 2.780.284 frangos, frangas, pintos e galos, 2.161.643 galinhas, 53.422 codornas e 624 coelhos. Nesse contexto, temos a convicção que o fortalecimento do Curso de Pós-Graduação em Produção Animal em Associação ampla entre a UFRN e UFERSA irá ampliar os seus horizontes na resolução de problemas que afetam a produção animal no Estado do Rio Grande do Norte, promovendo o crescimento desta atividade.
Tendo como propósito a abertura de um Curso de Doutorado, o nosso quadro de professores vem passando por avaliação constante, em 2014 realizamos a reestruturação do programa onde vários professores foram descredenciados, mas permanecendo no Programa até o término da orientação.  Em 2016 lançamos um edital visando o recredenciamento de docentes e o credenciamento de novos professores. Atribuímos como critério para o descredenciamento o total de 280 pontos no quadriênio e para o credenciamento de novos professores o total de 400 pontos.
No momento do lançamento do edital a pontuação média do grupo era de 428 pontos, o equivalente A1=1,10, equivalente dissertação/ano= 0,94 e o tempo médio de titulação igual 25,89 meses.

Adresse Alternative

Coordination du Programme