Présentation

O Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia iniciou suas atividades em 2017 e foi originalmente constituído por uma associação entre duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2020 foi aprovada a adição da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) à associação interinstitucional que compõe o programa. O PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL oferece o curso de mestrado em nível acadêmico e possui uma área de concentração, "Aspectos funcionais e Reabilitação em Fonoaudiologia” com duas linhas de pesquisa: "Voz e funções orofaciais: aspectos funcionais e fundamentos da reabilitação" e "Desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem". O PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL tem como público-alvo os portadores de diploma de graduação em Fonoaudiologia ou áreas correlatas e como objetivo geral capacitar recursos humanos para atuação qualificada na prática do ensino superior, na atuação profissional e em atividades de pesquisa relacionadas aos aspectos funcionais e aos componentes do processo de reabilitação em Fonoaudiologia. Além disso, o programa contempla como objetivos específicos qualificar recursos humanos para o planejamento, desenvolvimento e execução de atividades relacionadas ao ensino superior, profissional e pesquisa; contribuir para a formação de profissionais aptos a produzir evidências científicas relacionadas à funcionalidade e reabilitação em Fonoaudiologia, considerando a ampliação, difusão e aplicabilidade do conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico na área de concentração do programa; estimular a qualificação e atualização de recursos humanos vinculados à Fonoaudiologia no que se refere ao domínio de estratégias para atuação profissional e em ensino e pesquisa, relevantes para o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da região Nordeste do Brasil. Espera-se que o profissional a ser formado pelo programa seja capaz de iniciar ou aprimorar a prática no magistério superior; aplicar o conhecimento apreendido na prática profissional, planejar, desenvolver e executar projetos de pesquisa articulados a demandas relevantes nos níveis acadêmico, científico, clínico ou social; propor recursos didáticos e inovações tecnológicas que contribuam para o avanço acadêmico, científico e assistencial na área de concentração do programa; elaborar e divulgar comunicações científicas com rigor metodológico e impacto técnico-científico e social.

Adresse Alternative

Coordination du Programme

• - ERIKA BARIONI MANTELLO

Téléphone: (84) 9922-40085