Presentation

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As relações entre ensino e trabalho, serviços e ensino são de grande importância para a formação em saúde e para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando construção e difusão de conhecimento e desenvolvimento de estratégias e táticas para a ocupação de espaços na rede de cuidados, requerendo projetos pedagógicos que se integrem com os serviços e, do trabalho docente - assistencial.
A UFRN é responsável por formar enfermeiros, médicos, odontólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos, entre outros. Grande parte desses cursos necessitam da formação prática nos hospitais. Além desses, os cursos de PG se dão integralmente nesses serviços. Assim, os HUF, por meio das residências médica e multiprofissional, disponibilizam ao país especialistas que deverão prover a assistência de qualidade à população e pesquisadores, que contribuem com os avanços na ciência, tecnologia e inovação em saúde, e que correspondem a uma parcela da demanda para essa proposta de MP em questão.
Nessa perspectiva, o objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e formação profissional em saúde, em consonância com as políticas de Educação, de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Consubstancia-se no princípio da efetividade, entendida como desempenho desejado quanto à transformação de uma realidade, que aponta mudanças econômicas e institucionais necessárias e que deverão decorrer de políticas públicas.
Espera-se que o egresso a ser formado neste curso seja capaz de emitir parecer crítico fundamentado em conhecimento científico tecnológico, considerando a participação de outros profissionais, apresentando a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade vivenciada e discutida no período de formação do mestrado profissional. Possua também um perfil profissional transformador de procedimentos e metodologias aplicadas, influenciador de boas práticas com embasamento legal e científico, ético e com iniciativa.

 

Sob a área de concentração “Gestão e Inovação em Saúde”, o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui as seguintes linhas de pesquisa:

LINHA 1 – Ensino na Saúde: Inclui a formulação do Ensino em Saúde com foco na Política de Educação Permanente em Saúde sustentada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa implementar processos com capacidade de impacto no ensino, na gestão setorial, nas práticas de atenção e no controle social em saúde.

LINHA 2 - Gestão em Saúde – Inclui as Políticas Públicas de Saúde do Sistema Único de Saúde e os modos de gestão e funcionamento das diversas unidades de saúde, públicas ou privadas. Busca construir novos papéis para atenção e gestão no Sistema de Saúde a partir da utilização do referencial das Políticas de Saúde, gestão de pessoas e o desempenho no trabalho.

LINHA 3 – Tecnologia em Saúde: Inclui a gestão de recursos com foco na produtividade, eficiência e efetividade de novas tecnologias. Visa analisar e discutir as questões relevantes no setor de saúde sob a perspectiva econômica, mercado de tecnologias de saúde, inovação e produção de tecnologias em saúde e modelos de sucesso de sistemas nacionais e internacionais de inovação.

 

A criação do PPgGIS tem estreita conexão com a história do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), cabendo aqui destacá-lo. O LAIS, criado em 2008, com o lema “ciência um instrumento de amor ao próximo” , é o primeiro laboratório instalado em um hospital universitário brasileiro com o propósito de promover a inovação tecnológica em saúde, visando aprimorar a qualidade dos serviços para toda a população. Com abrangência em três bases de atuação: Gestão,  Assistência e Educação em saúde possibilitando que os docentes diretamente vinculados concebessem o PPgGIS em linhas de pesquisa totalmente alinhadas à missão e visão do LAIS. Deste modo, o PPgGIS iniciou e permanece com toda estrutura física-funcional e atuação dos professores/pesquisadores no LAIS, além de contar com toda infraestrutura do laboratório os discentes utilizam outros espaços da conceituada UFRN (melhor detalhamento no item infraestrutura) .


Alternative Address


Program Coordination

  • - JOSE ADAILTON DA SILVA

    Telephone number: (84) 3342-2265/615

    Telephone number 2: (84) 99474-6685

    E-mail: ppggis@lais.huol.ufrn.br

  • - HELENI AIRES CLEMENTE

    Telephone number: (84) 3342-2262/512

    Telephone number 2: Not available at this moment

    E-mail: ppggis@lais.huol.ufrn.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao