Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 30 de Setembro de 2016


Notícias e Comunicados

IV SEMAPA - 04 a 08 de novembro UFRN Natal/Brasil 29/09/2016

O Grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento, do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza o IV Encontro de Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambienta. O IV SEMAPA entre 04/11 e 08/11 na UFRN - Campus Natal/Brasil.

Estamos recebendo propostas de banners e papers até o dia 19/10/2016.

Maiores informações no site https://www.facebook.com/ufrnsemapa/.

PROAE PUBLICA RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO CRECHE 2016.2 29/09/2016

PROAE PUBLICA RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO CRECHE 2016.2


CAPAP/PROAE

Resultado Final_Creche_2016.pdf

UFRN é parceira em evento sobre Informática Teórica e Métodos Formais 29/09/2016

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é parceira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na realização da Escola de Informática Teórica e Métodos Formais (ETMF 2016), que ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro, como evento satélite do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF).

O evento, que se realiza no Instituto Metrópole Digital (IMD), tem o propósito de congregar estudantes e pesquisadores para divulgar e promover aspectos teóricos da computação e, particularmente, qualificar a formação de estudantes e profissionais nas áreas que compõem a informática teórica; prover um fórum regular que possibilite a apresentação de trabalhos em andamento nessas áreas; e discutir metodologias de ensino de informática teórica.

Os participantes poderão submeter artigos originais de trabalhos concluídos ou em andamento, relacionados a pesquisas que envolvam aspectos teóricos da computação, em áreas como álgebra aplicada à computação; algoritmos exatos e aproximativos; análise de programas; análise e projeto de algoritmos; análise estática; complexidade de problemas; computabilidade; domínios; ensino de Informática teórica; especificação formal, entre outras.

Os interessados têm até o dia 9 de outubro para a submissão dos artigos. No dia 4 de novembro será divulgada a lista dos selecionados e, no dia 11 do mesmo mês, deverá ser realizada a submissão da versão final dos artigos, que devem ser escritos em português ou inglês e ter entre 8 e 10 páginas. A submissão deve ser em formato PDF, utilizando o estilo do LNCS (Lecture Notes in Computer Science), através do link: https://easychair.org/conferences/?conf=etmf2016.

Para obter informações mais detalhadas sobre o evento, acesse: http://etmf2016.imd.ufrn.br/.

Palestra sobre o Programa de Bolsas de Mestrado Chevening - Reino Unido 29/09/2016

A Secretaria de Relações Internacionais da UFRN dando continuidade ao ciclo de palestras sobre oportunidades de estudo na Europa, convida a Coordenadora do Programa de Bolsas de Mestrado para o Reino Unido - Chevening Brasil para uma palestra aberta a comunidade acadêmica da UFRN.

Local: Anfiteatro A do CCET - UFRN
Data: 30 de setembro de 2016 (sexta-feira)
Horário: 08hs

As Bolsas Chevening são o programa mundial de bolsas de estudo do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras. As Bolsas são concedidas a estudantes de destaque e com potencial de liderança para um programa de mestrado de um ano em qualquer área e em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido. O Programa Chevening começou em 1983 e tornou-se um programa de prestígio internacional. O Chevening opera em 160 países (com exceção dos EUA e da União Européia) e oferece oportunidades altamente cobiçadas para futuros líderes desenvolverem suas habilidades, criarem novas redes de relacionamento, fortalecerem suas oportunidades e ampliarem seus horizontes.

Areas prioritárias 2017-2018:

[Comércio, Negócios & Indústria] Regulamentação Fiscal, Comércio, Transparência e Finanças, Transporte, Engenharia, Óleo e gás, Energia, Inovação Tecnológica/Digital, Cidades do Futuro.
[Segurança e Defesa] Segurança Global e Multilateral, Segurança Cibernética, Defesa Digital, Crime Transnacional, Drogas, Conflitos e Desarmamento.
[Desenvolvimento] Sustentabilidade, Nutrição, Agricultura Sustentável, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas e Medicina Tropical.
[Políticas Públicas & Governança] Inovação, Planejamento e Gestão,Relações Internacionais, Democracia e Justiça.
[Esportes e Legado Olímpico] Administração Esportiva e Legado de Grandes Eventos, incluindo saúde esportiva e áreas correlatas.


Cartaz - Bolsas Chevening

Funcionamento do Restaurante Universitário no dia 02.10/2016 - Eleições 29/09/2016

 À Comunidade Universitária,      


Informamos a todos interessados que no dia 02/10/2016 - Eleições 2016, o funcionamento do Restaurante Universitário será almoço com o fornecimento da refeição do jantar em forma de quentinha para os alunos bolsistas residentes, no horário de 11 as 12h. Desejamos a todos um bom feriado.


 


 


Atenciosamente,


RU/PROAE

Embaixada Britânica apresenta Programa Britânico de Bolsas de Estudo Chevening no IMD 29/09/2016

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebe na próxima sexta-feira, 30, a coordenadora do programa de bolsas de mestrado, Caroline MacDonald, da Embaixada Britânica em Brasília, que apresentará o Programa de Bolsas de Estudo Chevening para alunos que desejam cursar o mestrado no Reino Unido. A apresentação será no auditório B205, às 10h. A área prioritária esse ano é a digital.

As bolsas Chevening fazem parte do programa mundial de bolsas de estudo do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras, iniciando em 1983 e tornando-se um programa de prestígio internacional. O programa opera em 160 países e oferece oportunidades para futuros líderes desenvolverem suas habilidades, criarem novas redes de relacionamento, fortalecerem oportunidades e ampliarem seus horizontes.

Segundo a empresa Rede Chevening, mais de 1.400 brasileiros já passaram pelo programa e hoje desempenham funções de destaque nos setores público e privado, como Lélio Bentes Corrêa, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho; Francisco Gaetani, Presidente da Escola Nacional de Administração Pública; Beth Lula, Diretora de Marketing do Comitê Rio2016; Pedro Mariani, Diretor Jurídico da AMBEV; e André Lahoz, Diretor de Redação da Revista Exame.

A maioria das bolsas cobre as mensalidades, passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido e uma ajuda de custo para gastos essenciais com valor fixo. Algumas só cobrem parte das despesas, por exemplo apenas as mensalidades ou somente ajuda de custo. As bolsas são concedidas a estudantes de destaque e com potencial de liderança para um programa de mestrado de um ano em qualquer área e em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido.

As inscrições para o período de 2017-2019 foram iniciadas no dia 8 de agosto e prosseguem até 8 de novembro de 2016, e podem ser efetuadas pelo site (www.chevening.org/brazil), constando mais informações sobre o programa e áreas prioritárias.

PROAE DIVULGA RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO TRANSPORTE 2016.2 28/09/2016

PROAE DIVULGA RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO TRANSPORTE 2016.2


 


CAPAP/PROAE

RESULTADO FINAL_TRANSPORTE 2016.pdf

Inscrições abertas para teste de proficiência em língua inglesa IELTS 26/09/2016

Estão abertas as inscrições para uma nova aplicação do teste de proficiência em língua inglesa IELTS, que será realizada na UFRN, no seguinte período:

a) 16 a 19 de novembro de 2016

A realização do IELTS na UFRN é uma iniciativa conjunta entre o Conselho Britânico e a UFRN, por meio do setor de Apoio Linguístico da Secretaria de Relações Internacionais da UFRN, com apoio da ECT, Setor de aulas IV e Instituto Ágora/DLLEM/CCHLA.

O IELTS é um dos exames de proficiência aceitos por instituições/universidades estrangeiras de países como Reino Unido, Canadá, Austrália, dentre outros, para admissão em seus programas de graduação e pós-graduação. O teste custa R$ 800,00 e pode ser realizado no módulo academic ou general training.

Informamos que o teste está aberto a todos, independentemente do estado/país de origem, não sendo exclusivo para alunos da UFRN. Os interessados podem encontrar, para empréstimo, na Biblioteca Central Zila Mamede, material de estudo para o teste, cortesia do Conselho Britânico, intitulado "How to prepare for IELTS", que vem acompanhado de um CD.

As inscrições encontram-se disponíveis no seguinte link:

https://ielts.britishcouncil.org/brazil


Em Find Test Date, escolha o mês (Novembro/2016), a cidade (Natal) e o módulo (Academic ou General Training). Aí é só escolher a data e clicar em Apply.

O teste compõe-se de duas partes principais:

1) Teste oral (entrevista de 10 a 15 minutos entre candidato e examinador), que é realizado individualmente, e começará a ser agendado a partir do dia 16 de novembro, a fim de atender a todos os inscritos [o candidato receberá do Conselho Britânico e-mail informando a data e o local da prova escrita e oral]; e

2) Prova escrita (que contempla habilidades como compreensão oral e redação), realizada com todos os candidatos no período da tarde do dia 19 de novembro.

Os resultados online costumam estar disponíveis após 15 dias. O candidato também recebe o resultado oficial impresso por correio. Verifique com o Conselho Britânico o prazo para recebimento da versão impressa.

Para dúvidas sobre inscrição, pagamento, etc, favor contatar o Conselho britânico, através do seguinte endereço de e-mail: exames.sp@britishcouncil.org.br.

Inova Metrópole promove palestra sobre Mindset do empreendedor digital 26/09/2016

A Inova Metrópole, incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realiza no dia 5 de outubro, às 19h, uma palestra com Wagner Chaves, CEO da SoftUrbano, que abordará o tema “Mindset do empreendedor digital”.

Empreendedor digital, engenheiro de computação e de software e especialista em gestão de empresas de software, Wagner Chaves é CEO da SoftUrbano, empresa incubada e graduada na Inova Metrópole. Além disso, o palestrante é criador da escola de talentos digitais Loucos por apps.

A palestra será realizada no auditório B205, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do site: inova.imd.ufrn.br


Cartaz - Palestra Mindset do Empreendedor Digital

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NO PROJETO HÁBITOS DE ESTUDO DA PROAE PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO 22/09/2016

Os atendimentos individualizados no Plantão de Orientações de Estudo para alunos de Graduação estão ocorrendo na sala 06 da Central de Atenção ao Discente (CADIS - Relógio do Sol), ao lado do Centro de Convivência.

Fique atento aos horários dos plantões no cartaz abaixo e garanta a sua vaga!! Acesse também nossa página no Facebook: fb.com/pheufrn

Maiores informações:
phe@reitoria.ufrn.br ou informe-se pelos telefones: 3342-2278 (R.8) / 9 9929-6544


Cartaz - Plantão de Orientações de Estudo

UFRN promove o I Fórum Nacional de Repositórios Digitais 20/09/2016

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), pelo Departamento de Ciência da Informação (DECIN) e pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), promove o I Fórum Nacional de Repositórios Digitais, que será realizado em Natal, Rio Grande do Norte, no período de 16 a 18 de novembro de 2016, com o apoio da Capes, IFRN, Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFRN), e a Cooperativa Cultural.

O Evento tem por objetivo promover um espaço de discussão teórica e prática acerca dos Repositórios Digitais através de mesas redondas, relatos de experiência e de pesquisa e minicursos.

O público alvo serão pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais em Ciência da Informação e áreas afins, no sentido de compartilhar saberes e experiências profissionais para o incremento dos repositórios digitais.

Os eixos de discussão abordarão as temáticas: Gestão e Políticas para Repositórios Digitais, Metadados em Repositórios Digitais, Tecnologias e Preservação para Repositórios Digitais.
    
O Evento contará com Palestrantes / pesquisadores do Cenário Nacional e Internacional tais como: Emanuelle Torino (UFPR), Fernando Leite (UNB/ FCI), Luís Fernando Sayão (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Marcos Galindo (UFPE/DCI), Miguel Arellano (IBICT/Rede Cariniana), Milton Shintaku (IBICT), Rúbia Gattelli (FURG), Silvana Vidotti (UNESP/ DCI) entre outros.    

Para mais informações sobre o Evento acesse o site www.bczm.ufrn.br/forumrd e a página do facebook I FNRD.



Abertas inscrições para turmas presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras 19/09/2016

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) divulga nova oferta de turmas presenciais de inglês para alunos e servidores (técnicos e docentes) com início em 17 de outubro. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 30 de setembro através do portal http://isfaluno.mec.gov.br.

É importante lembrar que a realização do teste TOEFL ITP é imprescindível, pois o escore do TOEFL é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais. Além disso, o TOEFL também tem outras vantagens: (1) é gratuito; (2) conta como 10 horas de AACC em alguns departamentos; e (3) pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN.

Para visualizar o Edital do processo seletivo para preenchimento de vagas dos cursos presenciais, CLIQUE AQUI.

Mais informações:
Núcleo de Línguas/IsF
Setor 2, Bloco I, Sala 18
Tel.: (84) 3342-2244 ou (84) 9 9480-6848
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

IV Semana de Eletroquímica Ambiental debate Fundamentos e Aplicações 19/09/2016

O Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada em parceria com o Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) promoverá a IV Semana de Eletroquímica Ambiental no período de 05 a 07 de outubro de 2016. O evento acontecerá no Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) sob a coordenação dos professores Carlos Alberto Martínez-Huítle e Djalma Ribeiro da Silva.

O objetivo do encontro é apresentar temas referentes aos fundamentos e aplicações na área de eletroquímica ambiental, referentes a técnicas emergentes para tratamento de efluentes industriais e domésticos, energias renováveis, sensores e eletrossíntese orgânica, além disso, palestras sobre o uso da nanotecnologia voltada para fins ambientais, dentre outros temas relevantes.

Participam do evento professores e pesquisadores reconhecidos no Brasil. São eles: Maria Valnice Boldrin Zanoni (IQ/UNESP Campus de Araraquara); Marília Goulart (IQ/UFAL); Adalgisa Rodrigues de Andrade (FFCL, Ribeirão Preto/USP); Rodnei Bertazzoli (FEM/UNICAMP). Também será ministrado pela empresa Metromh um minicurso sobre técnicas eletroanalíticas e espectroscopia de impedância.

As inscrições podem ser realizadas na secretaria do PPGQ do Instituto de Química ou através do e-mail: leaa_ufrn@yahoo.com.br.


Cartaz - IV SEA

Aplicação do teste GRE 13/09/2016

O Centro Aplicador de testes de proficiência em línguas estrangeiras do Idiomas sem Fronteiras informa que estão disponíveis as inscrições para o exame GRE (Graduate Record Examination). O GRE é um requisito essencial para solicitar admissão em muitos programas de pós-graduação nos Estados Unidos e em outros países, especialmente, países de língua inglesa.

As inscrições devem ser efetuadas através do site https://mygre.ets.org/greweb/login/login.jsp para realização do teste em 30 de outubro de 2016 no Laboratório do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras/DLLEM na Sala I17 do Setor II.

Mais informações podem ser obtidas no próprio site ou no Núcleo de Línguas-NucLi/IsF
Setor II, Sala I18
Tel.: (84) 3342-2244 ou (84) 9 9480-6848
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

MEC publica novo edital para o teste TOEFL ITP 05/09/2016

A Coordenação do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) informa que a partir do dia 05 de setembro de 2016 estarão disponíveis novas inscrições para o exame TOEFL ITP gratuito para alunos e servidores. As inscrições, que devem ser efetuadas através do portal <isfaluno.mec.gov.br>, se encerram sempre 3 dias antes de cada data ofertada e estarão disponíveis para o campus central em Natal e para os campi de Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

Poderão se inscrever alunos e servidores docentes e técnicos administrativos. A realização do TOEFL ITP é importante, pois o seu escore é o primeiro critério de nivelamento para as aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras. Além disso, o TOEFL tem outras vantagens: (1) é gratuito; (2) conta como horas de AACC em alguns departamentos; e (3) pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN.

Mais informações:
Núcleo de Línguas – IsF
Setor 2, Bloco I, Sala 18
Tel.: (84) 3342-2244 ou (84) 9 9480-6848
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2016 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v3.26.7