Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Agosto de 2019


Notícias e Comunicados

Palestra: Saúde bucal e tratamento odontológico dos pacientes diabéticos e hipertensos 23/08/2019

A saúde bucal é considerada parte integrante e inseparável da saúde geral. Por esse motivo, é de se esperar que doenças sistêmicas, como a diabetes e hipertensão, tenham repercussões na saúde bucal e influenciem o tratamento odontológico, exigindo, por isso, o adequado controle para que não venham a causar doenças bucais ou oferecer riscos à vida durante a realização de procedimentos pelos dentistas. Nesse contexto, o projeto HIPERBETES (DAS/PROGESP) trará o odontólogo André Azevedo para esclarecer dúvidas e aumentar a compreensão acerca desse importante tema, dia 28 de agosto de 2019 (quarta-feira), às 13:30 no Auditório da DAS/UFRN. Venha participar conosco e convide um colega!


É TEMPO DE ORQUÍDEAS NO MUSEU CÂMARA CASCUDO DA UFRN 23/08/2019


Começa nesta quinta-feira (23/08) e se estende até domingo (25/08) a V BIENAL DE ORQUÍDEAS DO NORDESTE e a XXVII EXPOSORN, exposição anual da SORN (Sociedade Orquidófila do RN), reunindo colecionadores, pesquisadores e expositores do RN e outros estados do Nordeste.


Confira a programação:





Os eventos estão sendo promovidos pela SORN em parceria com o Museu Câmara Cascudo da UFRN e visam difundir o interesse e o conhecimento sobre essa espécie de plantas tão admirada por suas variadas e belas formas.

As atividades incluem palestras, oficinas, mesa-redonda, exposição e venda de orquídeas, tudo acontecendo no Parque do Museu, grande área arborizada de quase 7000m² em pleno bairro do Tirol, que muitos natalenses ainda não conhecem.

A grande vedete será a Cattleya granulosa Lindley, espécie nativa de orquídea que se tornou recentemente “Flor símbolo do RN”, através de lei estadual.

Venha aprender e se encantar com as orquídeas e a natureza, no Parque do Museu Câmara Cascudo da UFRN!


Testagem Rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C 23/08/2019

Alterações cervicais, dor e qualidade de vida em indivíduos portadores de disfunção têmporomandibular 22/08/2019

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o projeto de pesquisa Alterações cervicais, dor e qualidade de vida em indivíduos portadores de disfunção têmporomandibular.

O projeto é desenvolvido em conjunto pelos Departamento de Fisioterapia e Odontologia da UFRN e Ambulatório da Otorrinolaringogologia do HUOL, e oferece diagnóstico e avaliação gratuito para pessoas com dor/desconforto na ATM. Para participar, o paciente deve ter sintomatologia dolorosa, ter entre 18 e 59 anos de idade, não tomar medicação antidepressiva ou ansiolítica e na semana da avaliação evitar uso de analgésico e antiinflamatório. Além disso, não ter fibromialgia ou outras doenças neurológicas e reumatológicas e não estar em tratamento fisioterapêutico para ATM e/ou região da coluna cervical. 

Esta é uma pesquisa de mestrado do Fisioterapeuta Luiz Felipe Tavares (84 99118-6169) e orientado pela professora Dra Karyna Figueiredo Ribeiro. 


I Seminário multiprofissional sobre saúde do idoso em prol do Lar da Vovozinha 22/08/2019


Olá, Gente! 

O projeto "Nazaré:- Amor pela futurIdade", da IFMSA Brazil - UFRN, declara aos universitários e profissionais de qualquer área do conhecimento que as inscrições para o primeiro seminário multiprofissional sobre saúde do idoso estão abertas! Caso você esteja interessado em ficar por dentro de todos os assuntos que rondam esse tema, faça sua inscrição e junte-se a nós!       

 

Quem poderá participar?

Universitários e profissionais de qualquer área do conhecimento.  

Vagas limitadas.

 

Quanto custa? 

30 reais para universitários e 60 reais para profissional.

Obs: lembrando que todo o lucro do seminário será doado para o Lar da Vovozinha.

 

Onde e quando? 

Anfiteatro dos Peixes - Centro de Biociências - UFRN - Campus Central / Natal

Dia 31 de agosto de 2019.

 

Como se inscrever?

Basta preencher o formulário disponível no link abaixo, no período de 09/08 até o dia 26/08


 

Terá certificado?

Sim, será emitido um certificado pela Proex de 10 horas para todos os participantes que comparecerem durante todo o evento. 

 

Como fazer o pagamento?

Basta depositar o valor na conta abaixo:

Agência = 0560 operação = 013 conta= 00038833-2

Titular: Stephane Lorrayne Gomes da Silva Souza

Obs: A inscrição só será confirmada quando a foto do comprovante de depósito for enviada para o número: (84)98740-5144

 

Mais informações abaixo ou no pdf em anexo

@projetonazarern – Instagram do projeto

Italo Vinicius (84)996428874 – Acadêmico de Medicina UFRN

Júlia Rayanne (84)991479860 – Acadêmica de Medicina UFRN

Stephane Lorrayne (84)987405144 – Acadêmica de Medicina UFRN

GRUPO REFLEXIVO "NA ESTRADA PARA ESTUDAR" 20/08/2019

O projeto de extensão “Na estrada para estudar”, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o Grupo Reflexivo direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação que vieram para Natal especialmente para estudar e buscam auxílio psicológico. Serão nove encontros realizados às terças-feiras das 9h às 11h, a partir do dia 03 de setembro até o dia 29 de outubro.

Serão promovidas reflexões sobre temáticas como a saudade de casa (homesickness), a adaptação própria ao se mudar de cidade para estudar, nova moradia, novas convivências, rede de suporte social, autonomia e responsabilidades, autocuidado, crises e perspectivas inerentes ao processo. De acordo com a psicóloga Isabelly Marques, responsável pelo projeto, a intenção é contribuir para que se possa vivenciar essas realidades apontadas, mantendo uma qualidade de vida. As reuniões serão compostas por dinâmicas de grupo e rodas de conversa.

Esse Projeto de Extensão surgiu a partir dos atendimentos a essas demandas particulares dos estudantes, realizados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. As reuniões totalizam 18 horas e ao final será conferido certificado de participação pela Proex, aos que apresentarem, no mínimo, 75% de presença. Podem participar discentes de todos os períodos. Os interessados devem se inscrever por meio do Sigaa, na aba extensão, incrição on-line em ações de extensão, até o dia 25 de Agosto. Os encontros serão na sala de grupo do setor de Psicologia da PROAE, no primeiro andar da reitoria. Maiores informações: 3342-2278, ramal 8 - psicologiaproae@reitoria.ufrn.br - @caseufrn.



PROAE PUBLICA EDITAL DOS PROGRAMAS DA ASSISTENCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA PÓS - CAMPUS FACISA. 16/08/2019

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PROAE da Universidade Federaldo Rio Grande do Norte/UFRN, torna público o EDITAL de Inscrições/Renovações para o Processo Seletivo para os Programas de  Alimentação e Moradia, destinados aos/às estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Pós Graduação do Campus de Santa Cruz, no semestre 2019.2


PROAE.

edital pós 2019.2 15.08.19-1.docx

ECOPONTO 14/08/2019


 


O ECOPONTO está localizado no Centro de Convivência (CC) da UFRN, ao lado dos sanitários e em frente à farmácia. Na imagem, é possível verificar os novos coletores de óleo de cozinha usado. A coleta desse material funciona em parceria com a ONG Cepas que possui o "Projeto Sabão Ecológico". As pessoas devem depositar seu óleo de cozinha armazenado em garrafas pet. Em relação as cápsulas de café, é necessário que as pessoas as levem sem líquido nem abafadas em sacolas plásticas, pois dificulta o trabalho da equipe responsável.


 


Por favor, depositem apenas os resíduos sólidos que são arrecadados e tenham respeito pelo projeto.

Matrículas para curso da pós-graduação em Ecologia 08/08/2019


O programa de Pós-Graduação em Ecologia, do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe matrículas de alunos de pós-graduação interessados em cursar a disciplina Manejo da pesca de pequena escala: um foco em serviços ecossistêmicos, que será ministrada de 4 a 9 de novembro por convidados internacionais. Estarão presentes os professores Carlos Sebastián Villasante e Gregory Veruti, da Universidade de Santiago de Compostela, juntamente com a professora Priscila Fabiana, do Departamento de Ecologia da UFRN. O curso cobrirá a teoria econômica e sociocultural da valoração de serviços marinhos, especialmente da pesca, recreação e turismo. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço eco.ufrn@gmail.com.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v3.44.12_3