Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Outubro de 2018


Notícias e Comunicados

UFRN realiza diálogo em defesa da democracia nesta terça-feira 19/10/2018

Os interessados em dialogar sobre o atual cenário e os desafios estabelecidos no processo eleitoral são convidados para o evento “Diálogos em defesa da democracia: o medo que nos une nos separa?”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta terça-feira, 23, das 9h30 às 12h, no auditório da Reitoria. Aberta à comunidade em geral, a iniciativa busca contribuir para a educação ética e o diálogo atento e respeitoso, além de sensibilizar os participantes para a necessidade de uma análise crítica das propostas dos candidatos à Presidência da República.

A roda de diálogo será mediada pelo professor do Departamento de Propedêutica e Processo da UFRN, Fábio Wellington Ataíde Alves, e pela professora do Departamento de Fundamentos e Políticas na Educação, Maria da Conceição Xavier de Almeida. Os facilitadores iniciarão as falas e, em seguida, abrirão o espaço para participação do público. O evento é realizado pelo do Comitê de Ética da UFRN, por meio do programa Educar com Ética, e conta com parceria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

De acordo com a presidente da Comissão de Ética, Karla Patrícia Cardoso Amorim, as reflexões são imprescindíveis diante do ambiente de polarização, intolerância, raiva, falta de diálogo e medo que se estabeleceu no momento mais significativo do exercício da cidadania, as eleições para a Presidência da República e para o Congresso Nacional do Brasil. “Somos diferentes, entretanto, não devemos ser tratados de forma desigual. Este evento propicia um espaço de fala e escuta, buscando-se compreender o medo e outros sentimentos que unem e separam os brasileiros”, explica.

Espera-se que o debate contribua para a defesa da democracia brasileira, provoque a autoanálise e autocrítica, assim como motive os participantes a multiplicar a criação espaços de diálogo sobre outras temáticas.

As inscrições já estão disponíveis no SIGAA Extensão > Visualizar Cursos ou eventos.


Semana do Livro e da Biblioteca - A Ética na pesquisa científica 18/10/2018


Os vãos entre uma estante e outra são como espaços abertos onde fronteiras não existem. Os leitores, em busca do seu livro, transitam nesses territórios livres, navegando no rico mar do conhecimento disseminado.

Em homenagem a esta livre zona de pensar, entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro de 2018, a BCZM e seus usuários comemoram a Semana do Livro e da Biblioteca, que este ano traz como tema “A Ética na pesquisa científica”.

O evento acompanha a agenda nacional de eventos na área. Dentro da programação, ofereceremos palestras e cursos voltados ao tema escolhido, pondo em relevo a pesquisa feita de forma ética, a importância do uso do Portal Capes para a expansão do conhecimento e também a instrução em normas de trabalhos acadêmicos.

As inscrições já estão disponíveis no SIGAA Extensão > Visualizar Cursos ou eventos.

Seja você também um cidadão do mundo, um cidadão do conhecimento, participe!


.

Palestra da CAENE para pessoas com deficiência da UFRN 16/10/2018

A Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais - CAENE, convida a todos da comunidade universitária à participar da Palestra:
Dia: 25/10/2018
Horário: Das 9h às 12h
Local: NEPSA 2 ( Auditório 01)
Apresentação das Redes de Serviços Socioassistenciais


Mais detalhes no cartaz em anexo


Eixo Temático Central: “A importância de publicização dos Trabalhos Desenvolvidos nas Redes de Serviços Sociais voltados para as pessoas com deficiência da UFRN”.
Atenciosamente,
Profº Francisco Ricardo Lins Vieira
PRESIDENTE DA CAENE





WhatsApp Image 2018-10-16 at 10.09.52.jpeg

PROAE PUBLICA RESULTADO PARCIAL DOS PROCESSOS SELETIVOS DOS PROGRAMAS DE BOLSA ALIMENTAÇÃO E O AUXÍLIO ÓCULOS - SEMESTRE2018.2 11/10/2018

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAE, através da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência/CAPAP, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, torna público o RESULTADO PARCIAL dos Processos Seletivos da Bolsa Alimentação e do Auxílio Óculos, para o exercício do semestre 2018.2.


 CAPAP/PROAE


 

RESULTADO_AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO ÓCULOS 2018.2.rar

Doação de Livros - Projeto Eu sou do Amor 05/10/2018

Nesse mês de outubro, abrindo as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Central Zila Mamede se une ao Projeto "Eu sou do amor" na arrecadação de Livros literários, com o objetivo de ajudar na formação de acervos para as Bibliotecas atendidas pelo projeto, que a partir daí serão consideradas como as Bibliotecas do Amor.


A proposta do projeto, voltado às bibliotecas, configura-se em transformar os espaços já existentes em ambientes que o amor esteja presente em todos os cantos, de modo que os usuários ao tocarem, lerem ou simplesmente entrarem na biblioteca se sintam contagiados pelo mundo encantado da leitura.


Venha você também participar dessa iniciativa doando livros de literatura, infantojuvenil, gibis, biografias, entre outros. 


O seu ato de doar pode ajudar a compartilhar Conhecimento e Amor por meio do acesso à leitura. 


A caixa de coleta está localizada no hall da biblioteca, participe!


 


 

Ciclo de debates "Corpo Humano, Ciência e Tecnologia" 10/09/2018

O Programa de Doação de Corpos da UFRN está promovendo o segundo ciclo de debates intitulado "Corpo Humano, Ciência e Tecnologia". A atividade é uma excelente oportunidade para discutir temas relevantes para toda a comunidade acadêmica e ainda permitir uma importante ação de extensão junto aos abrigos para idosos de Natal.

A inscrição será 1kg de alimento não perecível doado pelos participantes no dia do evento. 
Maiores Informações em Inscrições on line -  Ações de Extensão.


Inscrições para o Programa RENORBIO 05/09/2018

A Coordenação Geral do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia- – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão no Programa RENORBIO, em nível de DOUTORADO. O programa RENORBIO foi credenciado pela CAPES em 2006, com conceito 5. É uma rede, com sede na UFRN, formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da Região Nordeste e do estado do Espírito Santo, agregando cerca de 200 pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da Biotecnologia. Inscrições podem ser feitas até o dia 26 de outubro.


Informações adicionais podem ser obtidas no site http://renorbio.org/  

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2018 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v3.40.4