Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Junho de 2017


Notícias e Comunicados

Edital Retificado Mobilidade Docente nº 03/2017 SRI UFRN - 2ª Chamada 23/06/2017

A Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SRI-UFRN) torna pública a seleção de propostas, no âmbito da Política de Internacionalização da UFRN, que tenham o objetivo de promover a execução de atividades de internacionalização de docentes da UFRN.

O presente edital é de responsabilidade da SRI e obedecerá as condições especificadas na Resolução 091/2014-CONSEPE, de 
03 de junho de 2014.

Edital

Formulário de Candidatura

EDITAL DO INSTITUTO ÁGORA - 2017.2 22/06/2017

O Instituto Ágora divulga edital de seleção para as turmas do semestre 2017.2


 


São oferecidas vagas para os cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, libras, hebraico, latim, grego, nas modalidades Básico e Conversação, além de português para estrangeiros. 


 


As inscrições terão início no dia 17 de julho. 


 


Inscrevam-se e aprenda um novo idioma! 


 


Maiores informações, leiam o edital em anexo. 

Edital do processo seletivo, 2017.2

UFRN tem a 5ª melhor equipe da América Latina na maratona Mundial de Programação 22/06/2017

As finais mundiais da Maratona de Programação - ICPC (International Collegiate Programming Contest), promovida pela ACM, aconteceram no final de maio, em Rapid City, Dakota do Sul, nos Estados Unidos. E não só o Brasil, como o Rio Grande do Norte e a UFRN, foram muito bem representados no evento. A equipe “Ginga com Tapioca”, composta por Hélio Duarte, Railton Calheiros e Victor Agnez, trouxe na bagagem a certificação de 5ª melhor equipe da América Latina.

Participaram da final em Rapid City 132 equipes, formadas por 3 estudantes cada. Mas o caminho até os EUA não foi fácil. Cerca de 3 mil universidades de mais de 100 países concorreram com 15 mil equipes no total. Todas disputaram etapas preliminares em suas regiões. Aqui no

Brasil, havia mais de 700 times, 6 se classificaram para o Mundial e os potiguares ficaram em segundo lugar entre eles.

Hélio, Railton e Victor foram aprovados na etapa regional, que aconteceu aqui mesmo no IMD, em setembro de 2016, e em seguida passaram também pela etapa nacional em Belo Horizonte, no mês de novembro. Os estudantes estão se preparando desde 2014.

A Equipe “Ginga com Tapioca” é composta por três jovens talentosos da UFRN. Victor Agnez, de 19 anos, é aluno do Bacharelado em Tecnologia da Informação e também integrante do projeto Talento Metrópole do IMD. Sempre foi aficionado por programação, inclusive participou diversas vezes da Olimpíada Brasileira de Informática ainda nos ensino Fundamental e Médio.

O segundo integrante da equipe é Hélio Duarte, de 20 anos. Ele também é estudante do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação e teve seu primeiro contato com o mundo da programação quando ingressou na Universidade, em 2014. A inspiração para participar de competições de programação Hélio tem em casa. Seus dois primos são ex-alunos da UFRN, graduados em Engenharia e Ciência da Computação e também foram maratonistas. Hoje trabalham no Google de Seatle, nos Estados Unidos.

Railton Calheiros, de 23 anos é o terceiro integrante dessa equipe de sucesso. Aluno do curso de Engenharia da Computação, também conheceu a Maratona de Programação na Universidade e também tem boas influências em casa. Seu irmão competiu em maratonas na sua época de estudante e é um especialista da área com passagem pelo Google de Belo Horizonte.

Railton e Hélio se conhecerem e se tornaram amigos em 2014, quanto participaram da disciplina de Treinamento Para Competições de Programação, que reúne interessados no tema. A dupla conheceu Victor quando davam aulas preparatórias para alunos da OBI, em 2015, e Victor era um dos alunos.

Após a participação de sucesso Maratona de Programação Mundial, os estudantes foram convidados a participar de um processo seletivo para o Google e estão em processo de negociação. Além disso, Railton Calheiros está participante de um outro processo seletivo, dessa vez da Microsoft, outra das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Agora a Equipe "Ginga com Tapioca" almeja participar do 2nd Hello Barcelona Bootcamp, um treinamento intensivo de nove dias voltado especificamente para preparação para o mundial. “A participação em Barcelona seria muito importante para nós. Dos 12 medalhistas mundiais de 2017, 8 participaram desse evento. Então acreditamos que ele é fundamental na nossa preparação para obter um resultado ainda melhor no próximo mundial”, disse Hélio. Para ir à Barcelona, a equipe está em buscando patrocínio com empresas do segmento.

A colocação é um feito para a Universidade, que pela primeira vez esteve representada em uma final mundial. De acordo com o professor Carlos Augusto Prolo, um dos treinadores da equipe vencedora, a formação de equipes requer um trabalho contínuo e dedicado, mas apresenta resultados que devem ser mencionados. “Este ano o evento já contou com a participação de um aluno calouro do novo Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD em uma das equipes, e isso representa a promessa de continuidade na formação para este tipo de evento”, disse.

Os professores Carlos Augusto Prolo (DIMAp), Sérgio Medeiros (ECT) e Rafael Beserra (DIMAp) participaram da preparação da equipe "Ginga com Tapioca". Mas existe uma grande equipe envolvida no processo de incentivo e treinamento aos alunos, onde 4 unidades acadêmicas (DIMAp, ECT, DCA e IMD) estão atraindo e motivando os alunos a participar de competições acadêmicas ligadas a área de programação. Entre os envolvidos, não podem deixar de ser citados os professores: Marcelo Siqueira (DMAT, ex-DIMAp), André Brito (IMD), André Campos (DIMAp), Charles Madeira (IMD), Luiz Marcos (DCA), Samyr Jácome (IMD), Daniel Aloyse (DCA).

Abertas inscrições para turmas presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras 22/06/2017

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) divulga nova oferta de turmas presenciais de inglês para alunos e servidores (técnicos e docentes) com início das aulas em 10 de julho. As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 04 de julho através do portal http://isfaluno.mec.gov.br.

É muito importante observar que para o nivelamento na hora da inscrição, além do escore do TOEFL ITP, a partir de agora o sistema do MEC poderá levar em consideração também o nível em que o interessado se encontra no curso online (www.myenglishonline.com.br).

Mais informações: 
Núcleo de Línguas/IsF 
Setor 2, Bloco I, Sala 18 
Tel.: (84) 3342-2244 ou (84) 9 9480-6848 
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

PRÓ REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS INFORMA 22/06/2017

A PROAE INFORMA QUE NESTE DIA 23 DE JUNHO, A CADIS (RELÓGIO DO SOL) ENCERRARÁ SUAS ATIVIDADES AS 11:00 HORAS EM VIRTUDE DOS FESTEJOS JUNINOS DA UNIDADE.


 


ATT,


PROAE/CADIS

Aplicação do teste GRE! 16/06/2017

O Centro Aplicador de testes de proficiência em línguas estrangeiras do Idiomas sem Fronteiras informa que estão disponíveis as inscrições para o exame GRE, (Graduate Record Examination). Geralmente, o exame é um requisito essencial para solicitar admissão em programas de pós-graduação nos Estados Unidos e em outros países da Europa, especialmente, países de língua inglesa.

As inscrições devem ser efetuadas através do site do próprio GRE para realização do teste em 23 de junho de 2017 no Laboratório do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras/DLLEM na Sala I17 do Setor II.

Mais informações podem ser obtidas no próprio site ou no Núcleo de Línguas-NucLi/IsF, Setor II, Sala I18, Tel.: (84)3342-2244 ou (84)9480-6848, E-mail: isf.ufrn@gmail.com.

Talento Metrópole divulga chamada pública 14/06/2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) abre inscrições para o Programa Talento Metrópole, destinado a jovens com altas habilidades ou superdotação na área de Tecnologia da Informação. Os candidatos devem se inscrever entre os dias 7 e 27 de junho.

Para participar do programa, o aluno deve estar cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º ano) ou do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas do estado.

A inscrição deve ser realizada por meio de ficha disponível AQUI e só será validada mediante o envio da documentação exigida em edital para o e-mail talentometropole@imd.ufrn.br. É obrigatório o envio de cópias digitalizadas dos seguintes documentos: documento de identificação com foto e comprovante de matrícula dos três últimos anos do Ensino Fundamental II e / ou do Ensino Médio.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de instrumento de prospecção, que avalia habilidades e competências em TI, a fim de selecionar duas turmas para o Curso de Inverno. A avaliação será realizada nos polos do IMD na UFRN (Natal/RN), os locais para realização desta primeira etapa serão divulgados no Portal do IMD, no dia 30 de junho. A segunda etapa acontece durante o Curso de Inverno e selecionará os(as) alunos(as) que integrarão o programa Talento Metrópole.

Os resultados finais serão divulgados no portal do IMD. Para saber mais informações, consulte o edital da Chamada Pública.

PROAE PUBLICA RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO ÓCULOS 2017.1 12/06/2017

A PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS TORNA PÚBLICO O RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO ÓCULOS PARA 2017.1


 


ATT,


PROAE/CAPAP

RESULTADO FINAL OCULOS 2017.1.pdf

Programa Exchange Fellows 2017.2 procura por voluntários 09/06/2017

Os estudantes interessados em atuar como voluntário no Programa Exchange Fellows 2017.2 (padrinhos e madrinhas de intercambistas estrangeiros) deverão preencher o formulário disponível na página da SRI, www.sri.ufrn.br, e enviá-lo para o e-mail: inscricoes@sri.ufrn.br, de 09 a 23 de junho de 2017.

Talento Metrópole divulga chamada pública 08/06/2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) abre inscrições para o Programa Talento Metrópole, destinado a jovens com altas habilidades ou superdotação na área de Tecnologia da Informação. Os candidatos devem se inscrever entre os dias 7 e 27 de junho.

Para participar do programa, o aluno deve estar cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º ano) ou do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas do estado.

A inscrição deve ser realizada por meio de ficha disponível AQUI e só será validada mediante o envio da documentação exigida em edital para o e-mail talentometropole@imd.ufrn.br. É obrigatório o envio de cópias digitalizadas dos seguintes documentos: documento de identificação com foto e comprovante de matrícula dos três últimos anos do Ensino Fundamental II e / ou do Ensino Médio.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de instrumento de prospecção, que avalia habilidades e competências em TI, a fim de selecionar duas turmas para o Curso de Inverno. A avaliação será realizada nos polos do IMD na UFRN (Natal/RN), os locais para realização desta primeira etapa serão divulgados no portal do IMD, no dia 30 de junho. A segunda etapa acontece durante o Curso de Inverno e selecionará os(as) alunos(as) que integrarão o programa Talento Metrópole.

Os resultados finais serão divulgados no portal do IMD. Para saber mais informações, consulte o edital da Chamada Pública AQUI.

IMD ABRE VAGAS GRATUITAS PARA OFICINAS 06/06/2017

Você sonha em ser empreendedor(a)? Tem uma ideia de produto, serviço ou negócio, mas não sabe se é boa? Quer empreender, mas não sabe por onde começar?

Foi pensando em todos esses seus questionamentos que a Incubadora de Empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) desenvolveu o circuito #AprendaFazendo: quatro oficinas para ajudá-lo a iniciar sua carreira como empreendedor, nas áreas de mercado, marketing, gestão, pitch e capital.

Além disso, teremos um dia especial para tira-dúvidas sobre o nosso edital de pré-incubação no dia 26 de junho. A participação em todos oficinas é inteiramente gratuita.


Confira a programação inteira da nossa série #AprendaFazendo:

Oficina "Como validar a sua ideia"
Data: 07/06/2017
Horário: 14h às 18h

Oficina "Como atrair capital para a sua ideia"
Data: 13/06/2017
Horário: 14h às 18h

Oficina "Como montar e gerenciar seu time"
Data: 21/06/2017
Horário: 14h às 18h

Oficina "Como apresentar a sua ideia"
Data: 28/06/2017
Horário: 14h às 18h

Inscreva-se no MEO e faça cursos de inglês gratuitos na UFRN 06/06/2017

Caros alunos,

A partir de 2017 sua inscrição no MEO será o requisito para permitir acesso aos cursos presenciais gratuitos de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras.

O MEO é o curso de inglês virtual “My English Online”, totalmente gratuito e online. 
Ou seja, você pode estudar inglês com qualidade sem precisar sair de sua própria casa e ainda ter tutoria direcionada a você pelos tutores do IsF!

Se você ainda não participa do MEO, acesse agora mesmo 
http://cadastro.myenglishonline.com.br/ e faça sua inscrição!

Não deixe para a última hora! É preciso já estar matriculado no MEO para poder se inscrever para os cursos presenciais do IsF.

Mais informações: 
Núcleo de Línguas / IsF 
Setor 2, Bloco I, Sala 18 
Tel.: (84) 3342-2244 ou (84) 9 9480-6848 
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

BioME oferece cursos referentes à área de bioinformática em julho 25/05/2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) oferecerá, no mês de julho, cursos promovidos pelo Centro Multiusuário de Bioinformática IMD (BioME) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFRN e do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia (2Bio). Os cursos serão destinados a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área de bioinformática. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

Entre os palestrantes, estão o professor João Paulo Matos, do Departamento de Bioquímica da UFRN, Especialista em Bioinformática, Mestre e Doutor em Química, que falará sobre “A Filogenia Molecular”; o professor Gustavo de Souza, do BioME, biólogo formado pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela USP e Especialista em proteoma, que falará sobre “Os conceitos e aplicações da análise proteômica”; e o professor Jorge Estefano Santana de Souza, professor adjunto do IMD, colaborador do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia e Doutor em Bioinformática, que fará uma introdução à “Análise de Dados de Sequenciadores de Segunda Geração”.

Os cursos terão carga horária de 20h e os valores da inscrição variam entre R$120,00 e R$300,00 por curso. As inscrições estão disponíveis nos respectivos links:

- FILOGENIA MOLECULAR: de 12 a 14 de julho. Mais informações: http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/filogenia/;

- PROTEÔMICA: de 17 a 19 de julho. Mais informações: http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/proteomica/;

- ANÁLISE DE NGS: de 19 a 21 de julho. Mais informações: http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/ngs/ e http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/filogenia/.

Aplicação do teste GRE - Graduate Record Examination 19/05/2017

O Centro Aplicador de testes de proficiência em línguas estrangeiras do Idiomas sem Fronteiras informa que estão disponíveis as inscrições para o exame GRE - Graduate Record Examination. Geralmente, o exame é um requisito essencial para solicitar admissão em programas de pós-graduação nos Estados Unidos e em outros países da Europa, especialmente, países de língua inglesa.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site <https://mygre.ets.org/greweb/login/login.jsp> para realização do teste em 23 de junho de 2017 no Laboratório do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras/DLLEM, na Sala I17 do Setor II.

Mais informações podem ser obtidas no próprio site ou no Núcleo de Línguas-NucLi/IsF, Setor II, Sala I18, Tel.: (84)3342-2244 ou (84)9480-6848, E-mail: isf.ufrn@gmail.com.

Publicado o Edital de incubação da Inova Metrópole do Instituto Metrópole Digital 17/05/2017

A incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu processo seletivo de incubação. Serão disponibilizadas 15 vagas para cada ciclo de avaliação, para empresas residentes na etapa de pré-incubação. As inscrições das propostas deverão ser realizadas através de formulário on-line disponível no site: www.inova.imd.ufrn.br, até o dia 10 de julho de 2017.

O edital destina-se a empreendedores (pessoa física), individualmente ou em grupo, que tenham ideias de produtos (bens e serviços) ou processos inovadores na área de Tecnologia da Informação (TI) e necessitem de apoio para desenvolvê-los ou transformá-los em negócio.

A Inova Metrópole, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital, se propõe a estimular, apoiar e promover a transferência de tecnologia, a transformação de ideias em negócios e apoiar empresas inovadoras, orientando-as nas fases de idealização, concepção, formalização, fortalecimento e consolidação de soluções computacionais.

O sistema de incubação da Inova Metrópole é constituído por pré-incubação, etapa na qual a incubadora apoia empreendedores, pelo prazo de até 12 meses, prorrogáveis por até 6 meses, que tenham ideia com potencial de negócio e que, embora ainda não formalizados, se encontram na fase de idealização e/ou concepção; incubação, etapa na qual a incubadora apoia empresas formalizadas, pelo prazo de até 24 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, que são denominadas de empresas incubadas.

O processo de seleção será conduzido por uma comissão de seleção instituída pela incubadora Inova Metrópole. Os responsáveis pelas propostas inscritas serão convocados para fazer sua apresentação à comissão de seleção, em data e local a serem divulgados no site, que serão avaliados nos diversos eixos de mercado, validando ou eliminando sua participação no processo.

Mais informações no site: https://inova.imd.ufrn.br/inova/

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v3.31.8b