Charles é Professor Adjunto do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2012. Sua carreira de pesquisador e desenvolvedor tem sido dedicada às áreas de Jogos Digitais, Inteligência e Educação, tendo diversos focos tais como a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial para a construção de personagens inteligentes automatizados e para a aprendizagem de perfis de jogadores, a aplicação do Pensamento Computacional para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a aplicação de técnicas de Gamificação para promover o engajamento na execução de tarefas, a construção de mecânicas e desafios (Game Design) para Jogos Sérios com o intuito de permitir o acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, com ou sem o uso de tecnologias imersivas, sempre investigando desde a concepção e desenvolvimento até a experimentação e avaliação das soluções. Tem atuado em diversos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação nestas áreas. Em 2019, recebeu o prêmio de 1º lugar com o jogo Pharos no II Workshop de Inovação da CAPES, um jogo educacional digital voltado ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. No Instituto Metrópole Digital (IMD), coordenou a criação de diversos cursos tais como o curso técnico em Programação de Jogos Digitais, a linha de Produção de Jogos Digitais do curso de bacharelado em Tecnologia da Informação, e o curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais. É atualmente coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), assim como do Laboratório de Jogos Digitais e Tecnologias Imersivas para Educação (GameLab). É membro da Sociedade Brasileira de Computação, já proferiu palestras em diversos eventos, e organizou vários eventos regionais e nacionais, tendo participado das comissões de criação do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e) e do Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames). É coordenador do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN). É revisor de diversos periódicos e conferências nas áreas dos jogos digitais e das tecnologias educacionais. Foi gerente adjunto da Inova Metrópole (2014-2015), a incubadora de empresas de base tecnológica do IMD. É co-fundador da startup Game Mind, empresa no ramo das tecnologias educacionais (EdTech) que acredita no empreendedorismo social inovador, atuando no campo do ensino-aprendizagem da Matemática com jogos digitais voltados ao ensino básico.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Engenheiro de Pesquisa & Desenvolvimento - MASA Group (França) - (2008-2012) Pós-Doutorado em Informática - LIP6 - UPMC - Sorbonne Universités - (2007-2008) Doutorado em Informática - LIP6 - UPMC - Sorbonne Universités - (2002-2007) Mestrado em Ciência da Computação - CIn - UFPE - (1999-2001) Graduação em Ciência da Computação - DIMAp - UFRN - (1994-1998)
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Jogos Sérios Gamificação Pensamento Computacional Aprendizado de Máquina Inovação e Empreendedorismo