judith johanna hoelzemann

CAC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS E CLIMÁTICAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professora e atualmente vice-chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na área de Processos Físicos e Químicos da Atmosfera. Fundou em 2013 o Grupo de Pesquisa de Modelagem e Observação de Química da Atmosfera (GP-MOQA) na UFRN, reconhecido pelo CNPq. É docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC). Ministra disciplinas nos cursos de graduação de Meteorologia e de Engenharia Ambiental da UFRN. Desde 2014, ela é membro do Scientific Steering Committee do International Global Atmospheric Chemistry project (IGAC). Judith Hoelzemann coordena e participa de projetos nacionais e internacionais na área de química da atmosfera e é revisora de jornais científicos nacionais e internacionais. Interesses de pesquisa: Observações e modelagem químico-atmosféricas no Nordeste Brasileiro e América do Sul, qualidade do ar na Região Metropolitana de Natal e RN, aerossóis atmosféricos, emissões de queimadas, inventários de emissões atmosféricas, assimilação de dados.

Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
- desde 2011 - Professora (atualmente Adjunta IV) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal, RN (UFRN), no Centro de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas, docente na Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC), no curso de graduação de Meteorologia e no curso de Engenharia Ambiental.
- 2010 - 2011 Pesquisadora Associada no CCST/INPE em São José dos Campos, SP, contratada pela Rede Clima.
- 2006 - 2010 Pós-doutorado FAPESP de 2006-2009, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) (2009-2010) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
- 2001 - 2006 Doutorado pela International Max Planck Research School on Earth System Modelling (IMPRS-ESM), título obtido em 2006 pelo Instituto Max Planck de Meteorologia e pela Universidade de Hamburgo na Alemanha.
- 1993 - 2001 Mestrado e graduação em Geofísica, formada pela Universidade de Colônia, Alemanha.


Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Química e Física da Atmosfera, Poluição Ambiental, Ciências Climáticas, Modelagem do Sistema Terrestre, Emissões globais, sul americanas e na região nordeste do Brasil, Emissões de fogos de vegetação/queimadas, Aerossóis atmosféricos, Assimilação de dados, LIDAR atmosférico, amostradores de aerossóis
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6590472437235971

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
CCET - Centro de Ciências Exatas e da Terra
DCAC - Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas
PPGCC - Pós-Graduação em Ciências Climáticas
Av. Salgado Filho s/n, 59078-900 Lagoa Nova, Natal, RN - Brasil
Sala
32, CCET
Telefone/Ramal
32153832
Endereço eletrônico
não informado

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v3.44.0