DSC/CCS

DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE


    Últimas Notícias

26/03/2024 Homologação de inscrições de candidaturas - Eleição para Vice-Chefe do DSC
20/03/2024 CONVOCAÇÃO DE CANDIDATURAS - Eleição para Vice-Chefe do DSC
08/11/2023 Resultado da Eleição para Escolha de Representação Discente no Plenário do DSC
31/10/2023 Resultado de Reconsideração à Homologação de Inscrições - Eleição para ...
30/10/2023 Homologação de inscrições de candidaturas - Eleição para Representação Discente ...

Apresentação do Departamento

ENDEREÇO: Departamento de Saúde Coletiva. Campus Universitário, Av. Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova. CEP – 59078-900 - Natal/RN

TELEFONE: (84) 3342-2275 (Ramal 239) / 99229-6465 (Institucional/WhatsApp)

E-MAIL: dsc@ccs.ufrn.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 08h00 às 18h00

 

1. Histórico

O Departamento de Saúde Coletiva (DSC) foi criado em 16 de abril de 1999, pela Resolução n.044/99-CONSUNI que desmembrou em dois departamentos o antigo Departamento de Saúde Coletiva e Nutrição, em funcionamento desde 1982.

Desde o seu início o DSC orienta-se por um processo de avaliação contínua que resulta em mudanças atualizadas dos seus objetivos e funções buscando a estruturação de um amplo projeto acadêmico centrado na formação (ensino) de novos profissionais comprometidos, eticamente, com as necessidades da população em relação à saúde e às reformas do seu sistema de atenção (Sistema Único de Saúde - SUS). Além disso, contribui para a produção de novos conhecimentos, por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas, e para a consolidação de atividades extensionistas na saúde, vocação histórica desse Departamento.

Este Departamento preza pela proficiência científica dos profissionais de saúde que estão sendo formados, mas essencialmente pelo sentido maior de humanização de suas práticas, de espírito crítico e ético frente à realidade existente, de melhoria na qualidade da prestação de seus serviços, do ganho em eficácia e eficiência técnica e de gestão frente aos objetivos de reorganização permanente do SUS.

 

2. Campo de atuação

Tendo em vista a complexidade do objeto da Saúde Coletiva (“expressão que designa um campo de saber e de práticas referido à saúde como fenômeno social e, portanto, de interesse público”), o DSC norteia seu projeto acadêmico pelos princípios da transdisciplinaridade (integrando distintos saberes e campos de conhecimento), da dialógica (diálogo indispensável entre os atores e instituições desse campo), e da integralidade do cuidado (promoção, ações preventivas, proteção à saúde e a reabilitação), objeto de suas atividades nas práticas acadêmicas de formação.

A renovação do perfil dos profissionais de saúde, através da introdução de novos valores, conhecimentos e habilidades, que viabilizem a efetivação de práticas inovadoras, torna-se fundamental para a superação dos problemas crônicos do SUS, bem como dos novos problemas emergentes. Neste sentido, o DSC tem reafirmado o seu papel estratégico nessa renovação, definindo algumas áreas temáticas a serem contempladas na programação de suas atividades:

▪         Política, Planejamento, Programação e Avaliação em Saúde;

▪         Promoção da Saúde;

▪         Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde e Segurança do Paciente;

▪         Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde;

▪         Saúde, Cidadania e Participação Social;

▪         Atenção Primária, Organização dos Serviços e das Redes de Atenção à Saúde;

▪         Vigilância em Saúde e Epidemiologia;

▪         Metodologia Científica Aplicada à Saúde;

▪         Saúde Mental;

▪         Racionalidades Médicas, Tecnologias Integrativas e Complementares em Saúde;

▪         Saúde do Trabalhador.

Nestes termos, o DSC ampliou o seu raio de ação no âmbito dos distintos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN. O crescimento e a diversidade de conteúdos do campo da Saúde Coletiva em vários departamentos acadêmicos e programas de pós-graduação da UFRN devem ser saudados como expressão do seu notável fortalecimento e o DSC tem claramente se posicionado pela pluralidade institucional no campo, sem esquecer seu papel de liderança acadêmica inequívoca nessa consolidação e ampliação de fronteiras da Saúde Coletiva na nossa instituição.


3. Estrutura Física

Desde 21 de junho de 2013, o Departamento de Saúde Coletiva está instalado no Campus central da UFRN, juntamente com o Departamento de Nutrição (DNUT) e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC).

A estrutura física conta com uma sala de reuniões/videoconferência, um laboratório de informática, espaço para cantina, banheiros e sete salas de aulas. Todas essas instalações são utilizadas pelos dois departamentos (DSC, DNUT) e pelo NESC. Para uso específico do DSC, há 11 gabinetes de professores (cada gabinete é compartilhado por dois ou três professores), uma sala para a secretaria, uma sala da Chefia/Vice-Chefia, uma sala para a base de pesquisa, uma sala para o Programa Mais Médicos, uma sala para o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG QualiSaúde) e uma sala para as sanitaristas. Há dois almoxarifados, um para armazenamento de material de consumo e outro para equipamentos.

Chefia do Departamento:
ELIANA COSTA GUERRA
Telefone(s):
3342-2275
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.15