DFIL/CCHLA

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES


    Últimas Notícias

18/09/2012 XXII Semana de FIlosofia
10/07/2012 Seleção de Professor Substituto

Apresentação do Departamento

O curso de Filosofia da UFRN foi criado pela Resolução nº 40/79, de 17 de abril de 1979 e foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 485/86 do MEC, em 11 de agosto de 1986. Posteriormente, o currículo pleno foi alterado pela Resolução nº 071/87 de 19 de maio de 1987.

 

Com o objetivo de contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino, o Departamento de Filosofia vem adotando, desde o início dos anos noventa, uma política de qualificação docente. Neste sentido, de um total de 19 professores, o Departamento de Filosofia possui 09 professores doutores que atuam no curso (dos quais, 02 possuem pós-doutorado) e 03 doutorandos temporariamente afastados.

 

O Curso de Filosofia foi responsável pela iniciativa de propor à Biblioteca Central "Zila Mamede" a compra do  precioso acervo bibliográfico do prof. Gerardo Dantas Barreto, o qual tem sido freqüentemente citado em trabalhos publicados no Brasil e no exterior, além de contar com obras raras, que atendem, sobretudo, aos projetos de pesquisa na área de concentração escolhida para inaugurar o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN.

 

Dentro da política de qualificação docente do DFIL, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade do curso de filosofia, desde 1990, são oferecidos aos graduados em Filosofia e áreas afins o Curso de Especialização em diversas áreas ( Filosofia, Lógica e Metodologia da Ciência, Lógica e Epistemologia, Filosofia dos Valores, etc). Atualmente se concentra na área de metafísica, visando com isso ampliar a pesquisa e a conseqüente produção de trabalhos monográficos sobre temas e autores fundamentais neste âmbito do saber filosófico.

 

O Curso de Filosofia é responsável pelo atendimento de atividades docentes nos cursos de Licenciatura e  Especialização (pós-graduações Lato Sensu) em Filosofia e das disciplinas integrantes do currículo de diversos outros cursos da UFRN, tais como: Comunicação social, Letras, Geografia, Psicologia, Direito, Serviço Social, Química, Administração, Biblioteconomia, Engenharia de Produção e Enfermagem.

 

No que diz respeito à extensão, o DFIL tem promovido desde 1994 eventos e cursos nas áreas de Filosofia Antiga e Filosofia Medieval, Semanas de Filosofia, eventos de Bioética, Seminários de Lógica e Epistemologia, etc, onde têm sido apresentados ano a ano inúmeros trabalhos relevantes por docentes e discentes da UFRN e diversas universidades brasileiras. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) foram realizados quatro encontros anuais e quatro cursos de extensão em Filosofia Antiga. A cada ano estreitam-se mais e mais as relações entre o DFIL e variadas sociedades e associações de estudos temáticos filosóficos, possibilitando um intercâmbio de trabalhos produzidos nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior.

Chefia do Departamento:
VINCENZO CICCARELLI
ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Telefone(s):
3215.3566,3215.3565
Endereço Alternativo:
http://www.cchla.ufrn.br/filosofia/

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.15