EAJ

EAJ aprova aluno para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática
03/09/2020 09:47

por Comunicação EAJ

O estudante Miller Matheus Lima Anacleto Rocha, do 2º ano do curso técnico de Informática, foi aprovado na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática. Nesta etapa, chamada de fase escolar, são classificados quinze por cento com as maiores notas. Com a classificação, Miller segue para a etapa estadual da competição, representando a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN).

É a segunda vez que o estudante participa da competição e considera muito divertido todo o processo. A preparação para a olimpíada, que incluiu a resolução de questões de anos anteriores, contou com o auxílio do professor Adelino Avelino. “A estratégia agora é aprender novas ferramentas com o professor e como aplicá-las”, disse Miller.

Sobre os seus anseios para o futuro na área, o estudante afirma: “Eu quero continuar aprendendo cada vez mais sobre programação, pois é uma área com diversos assuntos que me interessam bastante. Eu não me vejo trabalhando com algo que não envolva programação no futuro, mesmo que talvez eu não siga na área de TI”.

O professor Adelino considera um passo muito importante a conquista de Miller para a segunda fase da olimpíada e espera que isso motive outros estudantes. “É um mérito importante e serve para motivar mais alunos a participarem. Por meio de olimpíadas, muitas empresas como Google, Microsoft, Facebook, Oracle, entre outras procuram profissionais promissores na área”. Adelino destaca ainda que, a partir deste mês de setembro, todas as terças-feiras, às 14h, os professores realizarão treinamento para os alunos que desejam participar da olimpíada no próximo ano. O treinamento será feito via Google meet, em parceria com o Prof. Clayton Maciel, do IFRN de Mossoró.

Competição

A Olimpíada Brasileira de Informática tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A OBI é dividida em duas modalidades: iniciação ou programação. Na primeira, as tarefas das provas são sobre problemas de lógica e computação, sem fazer o uso do computador. Já na modalidade de programação, o estudante precisa resolver problemas relacionados aos assunto, com o uso do computador.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.18