EAJ

EAJ discute modelo de retomada do semestre 2020.1
20/07/2020 22:57

João Mário Costa de Ascom EAJ

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CONSEPE-UFRN) aprovou na última quinta-feira (16), a retomada do semestre letivo 2020.1 para os estudantes de graduação da Universidade. Durante o processo de discussão para a retomada do semestre, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) realizou reuniões com servidores e alunos para ouvir os questionamentos e apresentar as informações sobre essa ação.

Uma dessas reuniões aconteceu no dia 13 de Julho, com os estudantes, de forma virtual. Iniciando a discussão, o diretor da EAJ, o professor Ivan Max, e o diretor adjunto, o professor Márcio Dias, realizaram uma apresentação da proposta de retomada, que foi discutida entre as unidades e centros acadêmicos da Universidade. Ao final, os estudantes puderam sanar dúvidas a respeito da retomada do calendário.

Além dessa reunião, a EAJ aplicou um questionário com os estudantes, buscando informações a respeito do acesso destes à internet e outras questões. Todos os estudantes da graduação responderam. Aqueles que por algum motivo não puderam responder online, a escola entrou em contato por telefone, um esforço da instituição para que as melhores decisões fossem tomadas com ampla participação dos estudantes. O resultado do questionário revelou algumas informações que irão contribuir para o aperfeiçoamento do modelo remoto.

O professor Márcio destaca que todos os setores da unidade participaram e estão se preparando para esse retorno. “Toda a comunidade participou do debate e da construção dessa proposta de minuta. Os setores, como a biblioteca, a Coordenação de Políticas Estudantis (COPE), entre outros, estão se preparando e colaborando para esse retorno”, disse.

O semestre letivo 2020.1 está suspenso desde o dia 17 de Março, devido à pandemia do Coronavírus. A retomada no modelo remoto acontece no dia 24 de Agosto. Para efeitos de cadastramento no Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA), o semestre será cadastrado como 2020.6. A resolução do CONSEPE também institui a concessão de um plano de dados móveis aos estudantes matriculados em 2020.1, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sejam classificados como prioritários no cadastro único da UFRN.

Outro benefício que será concedido é um auxílio instrumental, que visa custear a aquisição de equipamentos para o acompanhamento das aulas. Assim como o auxílio para os dados móveis, o estudante também precisa estar matriculado, estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ser aluno prioritário no cadastro único da UFRN, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, podendo contemplar a até um salário mínimo e meio, dependendo do orçamento. Ambos os auxílios serão estabelecidos por meio de editais a serem divulgados posteriormente.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.15