DCT

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

I Hackathon do CERES: Desafio Dados Abertos, dias 12 e 13 de Setembro de 2019
09/09/2019 22:06

O evento I Hackathon do CERES: “Desafio Dados Abertos”, promovido pelos professores e alunos do Curso de Sistemas de Informação do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN, com o apoio de empresas e entidades da região. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos do curso e será concluído na Semana de Informática do CERES com apresentações das soluções, tem como tema “Desafio Dados Abertos” onde durante o evento serão discutidos temáticas relacionadas à busca de dados abertos e ao tratamento de dados. O objetivo é fomentar a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas (na forma de aplicações web, sites, aplicativos móveis ou equipamentos), em prol da melhoria da divulgação de dados para a sociedade. As soluções tecnológicas deverão ser desenvolvidas observando alguns temas de interesse:

• Direito: Falências e Recuperação Empresarial

• Buscar em jurisprudências formas de identificar, agrupar empresas por suas características, comparar situações e recomendar ações jurídicas;

• Educação: Análise de Dados Educacionais

• Analisar dados educacionais diversos para detectar problemas, tais como: Evasão Escolar, Abandono, Reprovação, comparações entre índices educacionais entre cidades e regiões;

• Controle Social: Acompanhamento a atuação de Instituições e Políticos

• Acompanhar através das plataformas de dados abertos com a Lei de Acesso a Informação para acompanhar Licitações, Justiça, Políticos, Instituições tentando detectar indícios de corrupção e gerar relatórios legíveis para a população;

O I Hackathon do CERES pretende contribuir com busca e publicação de bases de dados abertas, realizar treinamentos dos participantes e encaminhar propostas de ferramentas tecnológicas para o tratamento desses dados. Na realidade, o evento no dia 12 e 13 é uma preparação para o “Desafio Dados Abertos” onde nosso principal objetivo é apresentar ferramentas e técnicas para o tratamento dos dados e apresentar algumas temáticas e fontes de dados.

O período de inscrição de participantes no evento principal estão abertas de 05 de Setembro até 10 de Setembro.

Lembre-se que às vagas são limitadas, é necessário que o participante faça inscrição nos eventos associados pois o número de vagas é limitado para oficinas e palestras.

O período de inscrição nos eventos associados também é de 05 de Setembro até 10 de Setembro.

Entre no Sistemas SIGEventos e faça seu cadastro e inscrição:

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.18