DECAM

Palestra: RUPTURA DA BARRAGEM DE FUNDÃO, por J.A.R. Ortigão
27/02/2016 08:17

Bom dia,

convido a todos os alunos a palestra que será proferida pelo  professor J.A.R. Ortigão cujo tema é:

RUPTURA DA BARRAGEM DE FUNDÃO, por J.A.R. Ortigão

Todas as informações seguem abaixo. As vagas são limitadas (125 vagas) portanto sugiro que façam a inscrição o quanto antes. A palestra ocorrerá no anfiteatro do CCET no dia 01.03.2016.

Atenciosamente,

Olavo F. dos Santos Júnior

Resumo:

Esta atividade de extensão traz o Prof. Dr. José Alberto Ramalho Ortigão para ministrar uma palestra aos alunos de graduação em Engenharia Civil e em Engenharia Ambiental e aos alunos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária da UFRN. O Prof. Ortigão foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é autor de um reconhecido livro utilizado na Engenharia Geotécnica (Introdução à Mecânica dos Solos dos Estados Críticos), empregado em diversos cursos em nível de graduação e pós-graduação. Adicionalmente, o Prof. Ortigão atua na atividade prática da Engenharia Geotécnica e trará, nesta palestra, informações técnicas coletadas em sua participação no recente caso da ruptura da Barragem de Fundão, MG. Trata-se de uma palestra de alto interesse aos alunos referidos acima e, portanto, de grande importância para os cursos de graduação e pós-graduação mencionados anteriormente. A realização desta palestra será, certamente, uma oportunidade ímpar para a formação dos ouvintes, em nível de graduação e pós-graduação.

Observação: Esta submissão visa substituir uma submissão anterior idêntica, devido a um erro encontrado.

Programação:

18:00 às 19:30 - Credenciamento

19:30 às 21:00 - Palestra

21:00 às 22:00 - Espaço para questionamentos

Objetivos Gerais:

O principal objetivo deste evento é destacar, para os alunos de graduação e pós-graduação, os principais aspectos relacionados à recente ruptura da Barragem de Fundão, em Minas Gerais. Serão apresentados dados e análises coletadas nos estudos realizados após a ocorrência desse caso e será, portanto, uma palestra de grande aprendizado para todos os ouvintes.

Resultados Esperados:

Espera-se apresentar e desenvolver o conhecimento acerca dos conceitos teóricos e práticos envolvidos na construção e operação de barragens de rejeito, bem como permitir que os ouvintes entendam o processo que desencadeiou a ruptura da barragem em questão, um caso histórico da Engenharia Geotécnica e Ambiental.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.15