DIR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

Início do Semestre Letivo e Aula Inaugural
13/02/2017 09:21

Estimados amigos, caros alunos, bom dia!

Estamos começando hoje um novo período letivo no Curso de Direito da UFRN no Ceres- Caicó. Mas, muito além disso, estamos começando hoje uma nova fase no nosso Curso.

Temos algumas boas novidades que gostaríamos de compartilhar com vocês, para dividir a nossa expectativa de que esse seja, realmente, o início de nova etapa do Curso de Direito.

A primeira boa notícia é que, a partir de hoje, formalmente, o Núcleo de Prática Jurídica, está em pleno funcionamento. Houve um esforço muito grande ao longo dos últimos meses para que isso se tornasse realidade, e estamos com as portas abertas do NPJ, com dos advogados já contratados e em atividade (Clécio e Kalina), uma secretária (Mércia) e dois professores vinculados diretamente para as disciplinas de Prática e Estágio Supervisionado (Lidiane e Elias). O NPJ funcionará de segunda a sexta, nos dois expedientes (manhã e tarde), e servirá como ponte para as atividades práticas das disciplinas de Estágio, como recomenda o Ministério da Educação.

A segunda boa notícia é que os professores do curso de direito passaram, na semana passada, por um treinamento de reciclagem metodológica, organizado pelo nosso Departamento, e que contou com a presença maciça dos docentes. A responsável pelo treinamento foi a Professora Karyne Silveira Duarte, da UEPB/UFPB, que esteve em Caicó trazendo uma reflexão sobre métodos, planejamento de aulas e avaliação, com o intuito de renovar a prática docente de nossos professores.

A terceira boa notícia é que resgatamos a tradição da “aula inaugural”. Na próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro, às 19h, no auditório do CERES, teremos a aula inaugural do ano letivo 2017, com a apresentação formal dos nossos novos e antigos docentes, divulgação dos projetos e perspectivas para o Curso de Direito, novidades importantes e informes, e, logo em seguida, contaremos com a aula da Professora Edna Raquel Hogemann, do Rio de Janeiro, autoridade na temática dos Direitos Humanos, Pós - Doutora em Direito, professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Centro de Ciências Jurídicas e Políticas – CCJP e Coordenadora da Escola de Ciências Jurídicas – ECJ. A professora Edna Hogemann vem exclusivamente ao CERES para participar desse evento, que é pensado com muito carinho para os alunos do nosso Curso. Sintam-se todos convidados. A entrada é franca. Será um privilégio começarmos o semestre com esse momento tão importante.

Finalmente, é muito importante dizer que estamos passando por um processo de verdadeira reformulação do nosso quadro de professores. Há algum tempo, por conta dos sucessivos – e necessários – afastamentos para capacitação dos nossos docentes, estivemos com forte presença de professores substitutos no nosso quadro, que deram uma incrível contribuição. A partir de hoje, nas salas de aula, teremos majoritariamente professores efetivos, que foram concursados para atender demandas específicas de disciplinas e áreas do Direito.

Assim, com alegria, informamos que estão de volta os professores Carlinhos, Lidiane e Marcos Vinícius, que vem se juntar a mim, a Oswaldo (que retornou do seu afastamento no semestre passado), a Mário, a Rodrigo  e a Orione.

Estão também iniciando hoje suas atividades no curso os professores Elias e Fabrício, ambos recém concursados, para assumir disciplinas nas áreas de Direito Público e Direito Privado, respectivamente.

Ainda, contamos com o luxuoso apoio de dois excelentes professores substitutos já bem conhecidos de todos: Mayara e Winston, além do professor voluntário Raimundo. Também não podemos esquecer dos professores dos outros departamentos que sempre estão ao nosso lado, Ubirathan, Grinaura e Tania.

Esse é o nosso “time”, que estamos colocando em campo para iniciar mais um semestre com toda a motivação, empenho e produtividade. De outro lado, é preciso também que haja um comprometimento muito maior do corpo discente do Curso. Vocês, os alunos, são a parte mais importante dessa equação. Juntos, reunindo forças, com muita humildade e bom senso, mas também com muita determinação e esforço, vamos traçar um período de trabalho produtivo e academicamente equilibrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.17