EAJ

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Notícias

Meu PSLE: microssérie da EAJ mostra experiências de professores e estudantes com Período Letivo Suplementar Excepcional
28/07/2020 15:08

Por João Mário Costa - Comunicação EAJ

Com a aprovação do Período Letivo Suplementar Excepcional (PSLE) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFRN no dia 1° de Junho, diversas foram as adaptações e dúvidas sobre a nova modalidade de ensino remoto. Pensando nisso, a direção da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), junto com a comunicação da escola, resolveu criar um conteúdo com relatos dos professores e estudantes sobre o semestre letivo e tirar as dúvidas quanto ao novo formato.

"Inicialmente, a ideia era a gente produzir apenas um vídeo sobre o PLSE, mas resolvemos fazer uma microssérie, dada a quantidade de material que recebemos. Quisemos mostrar que nesse período era possível aprender e que o semestre suplementar poderia dar certo", diz Adèle Oliveira, que faz parte da comunicação da EAJ e é a responsável pela série.

Adèle conta que nos vídeos que recebeu dos professores, alguns relataram as estranhezas e as dificuldades iniciais com as novas ferramentas do ensino remoto, sobretudo os professores mais antigos da EAJ, mas que, aos poucos, isso foi sendo vencido. Como é o caso do professor Nésio Barros, que teve a ajuda dos familiares para se adaptar a nova forma de trabalho. "Estava bastante ansioso e na expectativa para reiniciar as aulas, e também um pouco inseguro, já que tenho certas dificuldades no manejo de alguns equipamentos do computador, mas contei com o auxílio da minha esposa e do meu filho, que me ajudaram bastante", disse.

O professor lembrou também em seu depoimento que o que mais gostou durante o ensino remoto foram as aulas síncronas, quando o contato com os alunos, através da internet, foi quase direto.

Além do relato de professores, a série também conta com depoimentos de estudantes, que apresentam os desafios e surpresas durante o PLSE. O estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Yuri Araújo, contou que no início sentiu receio quanto às aulas remotas, mas que a experiência tem sido boa. "Nunca tinha estudado nessa modalidade, então não sabia como seria, mas tem sido uma experiência muito positiva e tenho aprendido bastante com os encontros com os professores e com os fóruns para discutir os assuntos abordados. É uma forma nova e diferente de se aprender, mas tem sido bastante interessante a experiência", contou.

O PLSE 2020.5 encerra nesta quarta-feira (29), quando também vai ao ar o último episódio da série Meu PLSE. Para conferir todos os relatos, basta acessar as redes sociais da Escola Agrícola de Jundiaí, na internet.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.12.15