ARTES/CCHLA

DEPARTAMENTO DE ARTES

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Notícias

Deart promove curso de especialização Artes pelos Sentidos
05/03/2024 19:37


Propiciar uma especialização diferenciada que envolva diversas áreas do conhecimento como dança, artes, neurociência, perfumaria, aromaterapia, psicologia e práticas somáticas e integrativas, a partir de uma metodologia de criação que parte do sentido olfativo. Esse é o objetivo da Especialização Arte pelos Sentidos: Aromas, Processos Criativos e Terapêuticos. O Curso é promovido pelo Departamento de Artes (Deart/UFRN) e oferta 33 vagas para o primeiro semestre de 2024. As inscrições devem ser realizadas no Sigaa até 12 de maio. 


A professora do Deart e coordenadora da Especialização, Patrícia Leal, explica que o Curso propõe formar profissionais a partir da metodologia da Arte pelos Sentidos. “Essa metodologia evidencia o sentido olfativo como estímulo principal na criação de movimentos, desenvolvendo amplamente a consciência por meio de exercícios de percepção, bem como meditativos. Dessa forma, promove o desenvolvimento processual da criação a partir da linguagem da improvisação e dramaturgias em tempo real”, avalia. 


A Especialização tem como público-alvo artistas da dança, música, teatro, artes visuais e performáticas em geral, professores de artes, pedagogos, terapeutas, psicólogos e profissionais de áreas afins. O Curso é dividido em três módulos com quatro componentes curriculares em cada um, além de seminários de pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), totalizando 360 horas. 

As atividades serão realizadas em formato semi-presencial. As aulas presenciais ocorrem de 15 a 26 de julho. Já a modalidade remota acontece por meio da plataforma Google-Meet, de 13 a 24 de janeiro de 2025 e de 14 a 25 de julho de 2025. O processo seletivo será realizado em três etapas: Homologação das Inscrições; Heteroidentificação; e Análise da Carta de Intenções. As matrículas acontecem no período de 6 a 15 de maio de 2024. O investimento é de 18 parcelas de R$ 300. 

Para mais informações, acesse o edital: <https://drive.google.com/file/d/1Kb3X0m0tLccPX23u3f-FwydomkOPkPX1/view>


 

 
 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.18