DISCIPLINAS

GPR-01 – Gestão do Negócio – 20 horas

 

Professor Manoel Veras

 

Trata do conceito de negócio. Importância do Modelo de Negócios. Gestão de Negócios. Vantagem Competitiva.  Estratégia, Gestão e Operação. Inovação. Inovação disruptiva. Empreendedorismo. Design Thinking. Startups. Business Model Generation (BMG). Projeto de novos negócios. Novos negócios  e gestão de projetos.

 

GPR-02 - Estratégia – 20 horas

 

Professor Afrânio Galdino

 

Trata do conceito de estratégia, origem e evolução. Trata da estruturação do planejamento estratégico passando pela definição da visão, missão e valores. Desenvolvimento do balanced scorecard (BSC) para a organização. Envolve a definição de objetivos estratégicos, indicadores de desempenho, metas e iniciativas. Análise SWOT. Vincula o planejamento estratégico a gestão de projetos.

 

GPR-03 – Processos – 20 horas

 

Professor Edilson Lobo

 

Trata do portfólio de projetos e técnicas de priorização. Importância do portfólio e da priorização de projetos. Categorização de Projetos. Integra a visão estratégica ao portfólio de projetos. Trata do processo de gerenciamento do processo de portfólio. Trata das restrições do projeto. Trata da análise e viabilidade de projetos. Trata da contratualização de projetos estratégicos. Trata da definição de sucesso dos projetos estratégicos e de indicadores.

 

GPR-04 – Liderança – 20 horas

 

Professor Magnus Medeiros

 

Trata do conceito de  Liderança. Liderança e Gestão. Liderança em Gestão de Projetos. Compromisso. Confiança. Perfil do Gerente de Projetos. Papel e Habilidades. Características e Influência da Liderança em projetos sustentáveis. Comunicação e Mobilização em Projetos. Gestão de Stakeholders. Engajamento de Stakeholders. Gestão da Mudança. Tríade da Mudança : Qualidade, maturidade e agilidade.

 

GPR-05 – Inovação – 20 horas

 

Professor Anderson Cruz

 

Trata do conceito de Negociação. Tipos de Negociação. Negociação em projetos. Tipos de Negociação. Negociação Estratégica. Negociação e Gestão de Projetos. Negociação em Projetos Tecnológicos. Ciclo de Vida e negociação. Contratos. Gestão de contratos. Modalidades de Contratos. Alinhamento ao orçamento. Conflito e negociação. Conflito e obstáculos operacionais. Gestão de Conflitos e técnicas de negociação.

 

GPR-06 - Riscos Corporativos – 20 horas

 

Professor André Gurgel

 

Conceitua Governança, risco e conformidade. Define marco regulatório. Explica as diferenças. Trata do conceito de governança corporativa e risco corporativo. Diferencia risco de incerteza, ensina a utilizar técnicas e ferramentas utilizadas na gestão de riscos. Trta da governança de risco. Trata o aspecto qualitativo e quantitativo dos riscos. Trata de indicadores de risco. Trata do plano de gerenciamento de crise para riscos corporativos. Trata Riscos e Retorno.

 

GPR-07 - Iniciação de Projetos – 20 horas

 

Professor Rafael Rodrigues

 

Trata das fases de iniciação e planejamento de projetos. Ensina a planejar projetos, utiliza as principais técnicas de planejamento para gestão das partes interessadas, equipe, riscos, comunicação e aquisições. Diferencia premissas de restrições. Trata da definição dos principais atores e suas atribuições no planejamento de projetos.

 

GPR-08 – Planejamento de Projetos – 20 horas

 

Professora Josué Vitor

 

Trata do planejamento para construção de indicadores de desempenho. Trata dos conceitos relacionados a indicadores sociais. Vincula indicadores de desempenho a indicadores de processo e de projeto. Ensina a definir metas para indicadores. Diferencia indicadores de eficiência, eficácia e efetividade. Explica a diferença entre indicadores ex-ante, pari-pasu e ex-post.

 

GPR-09 - Execução e Monitoramento de Projetos – 20 horas

 

Professor Manoel Veras

 

Trata das fases de execução e controle. Envolve o acompanhamento do projeto, dos principais entregáveis, indicadores de valor agregado para tempo e custos, monitoração de projetos. Ensina como controlar a mudança no projeto. Trata do controle dos projetos com métricas.

 

GPR-10 – Encerramento de Projetos – 20 horas

 

Professora Jessica Morais

 

Explica a técnica de análise de valor agregado. Explica como utilizar a técnica para controle de projetos. Benefícios do uso da técnica e limitações. Apresenta os indicadores de custos e prazo. Ensina como utilizar. Ressalta a importância da busca de informações para cálculo dos indicadores. Apresenta casos de uso

 

GPR-11 - Escritório de Gestão de Projetos – 20 horas

 

Professor Marcos Medeiros

 

Trata da definição do escritório de projetos, classificação e do posicionamento na estrutura organizacional, do aspecto estratégico do escritório, da sua estruturação em função da maturidade de organização, do seu papel e das funções a serem exercidas. Trata especificamente da maturidade do escritório de projetos, ensina a calcular a maturidade e com obter uma estratégia para aumento da maturidade do escritório. Aborda o escritório ágil de projeto. Desenvolve a  estruturação e o modelo de negócios do escritório.

 

GPR-12 – Melhores Práticas (guia PMBOK) – 20 horas

 

Professor Guilherme Monerat

 

Melhores Práticas em gerenciamento de projetos. Apresenta o PMBOK. Histórico de uso do PMBOK. Principais processos e áreas de conhecimento. Tipos de ciclo de vida. Ondas Sucessivas. Gestão de Riscos. Engajamento de Partes Interessadas. Artefatos importantes. PMBOK e Life Cycle Canvas.

 

GPR-13 – Maturidade em Gestão de Projetos – 20 horas

 

Professor Marcos Medeiros

 

Relaciona a maturidade a gestão. Relaciona o escritório de gerenciamento de projetos a maturidade. Trata da Maturidade em Gestão de Projetos. Principais Modelos. Como utilizar. Modelo MMGP. Ensina a utilizar o modelo MMGP. Ensina a definir um plano de ação. Fatores que contribuem para a maturidade em gerenciamento de projetos. Fatores condicionantes do nível de maturidade em gerenciamento de projetos. Suporte a decisão para aprovação e autorização do projeto

 

GPR-14 – Metodologia Convencional (método PRINCE2) – 20 horas

 

Professor André Gurgel

 

Apresenta a metodologia PRINCE2. Boa prática e método. Principais características. Quando e como utilizar o modelo PRINCE2. Princípios. Temas e Processos. Adequação do ambiente. Explica a relação com o guia PMBOK. PRINCE2 e Life Cycle Canvas.

 

GPR-15 –Abordagem ágil (SCRUM) – 20 horas

 

Professor Josué Vitor

 

Trata especificamente da gestão ágil de projetos. Manifesto ágil. Framework Ágil. Diferenças entre a gestão tradicional e a gestão ágil. Principais Características. Fundamentos. Requisitos. Releases. Iterações. Ciclo de Vida da gestão ágil. Iniciação. Planejamento. Execução. Monitoramento e Controle. Encerramento. Retrospectiva. Framework SCRUM.  SCRUM e Life Cycle Canvas

 

GPR-16 – Tendências em Gestão de Projetos – 20 horas

 

Professor Eduardo Freire

 

Trata da análise de viabilidade de um projeto. Trata das principais técnicas: Retorno sobre o Investimento. Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno. Análise de Custo Benefício. Mapeamento do fluxo de valor. Business Case. Conceitua Business Case. Componentes do Business Case. Ensina a montar o business case. Projetos de capital, gestão de stakeholders. Reports para agência de fomentos.

 

GPR-17 – Softwares para Gestão de Projetos – 20 horas

 

Professor Anderson Nunes

 

Trata do conceito, captura, disponibilização e uso das lições aprendidas. Vincula lições aprendidas ao encerramento do projeto, ao encerramento dos contratos, documentação do projeto e avaliação do sucesso do projeto. Apresenta o modelo 4ALL, ensina como utilizar lições aprendidas. Workshops de lições aprendidas. Trata do conceito de centro de documentação de projetos. Trata da formalização do encerramento do projeto e da criação do repositório de lições aprendidas.

 

GPR-18 – Oficina do Projeto Final

 

Professor Rafael Rodrigues


Oficina para realização do trabalho final de curso. Aspectos práticos e metodológicos.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao