Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Serviço Social deve propiciar a formação de profissionais que:
a) Atendam criticamente as demandas nos diversos espaços sócio ocupacionais, construindo alternativas profissionais que respondam às necessidades dos usuários e aos vários desafios colocados pela realidade social, a partir de um referencial teórico-metodológico, ético-político e instrumental técnicooperativo;
b) Tenham capacidade de realizar a leitura crítica da realidade e da profissão como totalidade em movimento;
c) Reconheçam a necessidade de apreensão dos fundamentos teórico-metodológicos que possibilite a análise e intervenção profissional, o desvelamento da realidade, a partir de sucessivas aproximações e reconstrução histórica dos processos sociais, em suas múltiplas determinações;
d) Apreendam a dimensão investigativa como um aspecto fundamental do exercício profissional, o que implica na
capacidade de empreender análise atualizada e qualificada da realidade e da atuação profissional;
e) Fundamentem sua atividade profissional de acordo com a direção social do projeto ético-político profissional, fundado nos valores da liberdade, da defesa da democracia e dos direitos humanos, na perspectiva da emancipação humana.

O/A profissional deve ter competências e habilidades teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa que possibilite:

a) Apropriação de categorias teóricas que possibilitem análise crítica da realidade sócio histórica e da produção e reprodução da desigualdade social e dos processos sociais de resistência;
b) Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades da constituição e
desenvolvimento do capitalismo, o papel do Estado e as tendências das políticas sociais e do Serviço Social no país;
c) Formulação e implementação de propostas profissionais que potencializem o enfrentamento das expressões da questão social, na perspectiva do fortalecimento da liberdade, da democracia e dos direitos dos usuários.
d) Apreensão do referencial teórico e de estratégias necessárias à elaboração do planejamento social, gestão de programas, de recursos humanos e de projetos de pesquisa e de intervenção, bem como a assessoria a processos organizativos da classe trabalhadora em sua heterogeneidade de expressão e diversidade;
e) Potencialização das interações interdisciplinares com outras áreas e profissões no cotidiano do trabalho;
f) Apreensão dos processos sociais numa perspectiva de totalidade, em suas diferentes dimensões, considerando as condições objetivas e subjetivas dos sujeitos históricos coletivos e individuais;
g) Realização de pesquisas sobre os processos sociais com os quais o Serviço Social trabalha e sobre o exercício profissional, contribuindo para subsidiar ações profissionais e outros processos interventivos e para o avanço da produção de conhecimento no campo da profissão e de áreas afins.

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