Projeto Pedagógico do Curso

O Bacharel poderá atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal com campo de ação muito amplo que envolve, entre outras atividades, levantamento, mapeamento, estudos e pesquisa de caráter geográfico, caracterização ecológica da paisagem geográfica; estudos de aproveitamento e preservação de recursos naturais; delimitação e caracterização geográficas para fins de planejamento geral, regional, urbano e rural. O Licenciado em Geografia poderá atuar como professor do ensino básico e do ensino superior.

Competências:

1 Exercer atividades de docência, coordenação de projetos e consultorias na área de educação geográfica;  2 Aplicar metodologia científica na realização de atividades de planejar, executar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem;

3. Interpretar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;

4. Desenvolver investigações científicas sobre os aspectos sócio-econômicos, políticos e ambientais, e os processos deles resultantes;

5. Utilizar, produzir e disseminar conhecimentos voltados para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

6. Estimular a análise crítica do espaço a partir de um compromisso ético com a sustentabilidade sócio-ambiental.

2. Habilidades

1. Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;

2. Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;

3. Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos, sejam eles pertencentes aos domínios naturais ou sociais;

4. Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;

5. Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento geográfico;

6. Dominar a construção de argumentos crítico-analíticos, demonstrando a concatenação de idéias, de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa;

7. Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;

8. Compreender os vínculos existentes entre a produção do espaço e o processo de reprodução e transformação social;

9. Ler, analisar e interpretar produtos de sensoriamento remoto e de sistemas de informação geográfica, e outros documentos gráficos e matemático-estatísticos;

10. Tratar a informação geográfica, utilizando procedimentos gráficos, matemáticoestatísticos, de informática, de processamento digital de imagem e de sistemas de informação geográfica;

11. Compreender as dimensões política, social, econômica, cultural, psicológica e pedagógica dos conteúdos escolares e do processo de aprendizagem, no cotidiano da escola; 

12. Dialogar com os sujeitos envolvidos no processo educacional, compreendendo as diversas relações nele presentes, tais como: professor-aluno, aluno-aluno, professorprofessor; escola-pais, escola-comunidade;

3. Incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, as experiências vividas pelos sujeitos nele envolvidos; 4. Organizar o conhecimento espacial, adequando-o ao processo de ensinoaprendizagem em Geografia para o ensino fundamental (2ª fase) e médio;

5. Elaborar e implementar projetos de ensino de Geografia;

6. Dominar os fundamentos didático-pedagógicos para o exercício da docência no ensino de Geografia nos níveis Fundamental (2ª fase) e Médio.

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