Présentation

O Curso

Design é a palavra em inglês para desenho, do verbo latino designare, que significa significa traçar, apontar, mostrar uma direção. Além de se preocupar com a estética de um produto, o designer busca a sua funcionalidade. Ele cria e desenvolve projetos gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidos em pequena ou grande escala. 

O Bacharelado em Design da UFRN possibilita ao estudante apreender conhecimentos e experiências nas três principais subáreas: design de produto, design gráfico e design digital. O curso teve seu primeiro vestibular em 2008, quando foram selecionados 40 candidatos. A primeira turma foi iniciada no período de 2009.2, sendo suas aulas ministradas sempre no período diurno (Manhã e Tarde).

Durante 4 anos e meio, os alunos são preparados para o desenvolvimento de competências técnicas e criativas relacionadas à concepção, à elaboração e à especificação de produtos. A principal função do Bacharel em Design deve se atribuir ao produto de qualidades estéticas e funcionais que também melhorem seu processo produtivo por parte do fabricante e sua utilização por parte do usuário.

Os alunos formandos pela UFRN nessa área deverão ter conhecimentos e habilidades nas duas principais especializações do design, projeto de produto e programação visual. Dentre as coisas que se podem projetar, incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, máquinas, ambientes, e também imagens, como em peças gráficas, livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da internet, entre outros.

A estrutura curricular prevê 2.690 horas no total, e as disciplinas do curso são teóricas e práticas. Além das disciplinas obrigatórias, há também um elenco de disciplinas optativas que o aluno poderá escolher o que quer cursar e direcionar a sua formação para área de maior interesse.

A estrutura curricular também prevê como obrigatório um trabalho de conclusão de curso, em que o aluno poderá aprofundar algum assunto de seu interesse. A participação em eventos acadêmicos e publicações em revistas complementarão sua carga horária.

 

Atuação Profissional

O campo de atuação do design se expande na medida em que as empresas começam a valorizar a estética aliada à função e ao custo do objeto, pois este profissional trabalha desenvolvendo novos produtos ou melhorando algum já existente, respeitando os princípios da funcionalidade, criando apelos e transformando produtos em um objeto de desejo e sucesso empresarial. De um lado, ele tem que estar atento aos interesses do fabricante, propondo soluções que minimizem gastos e aperfeiçoem a produção, levando em conta aspectos sociais e ambientais. Na outra ponta do negócio, o profissional tem que responder às necessidades do usuário, sejam elas físico ou emocionais.

Esse campo de trabalho é amplo haja vista que o referencial acima relatado se aplica a qualquer ramo produtivo.

O que você pode fazer:

Projeto de produto: desenhar objetos, veículos, aeronaves, móveis, utensílios para produção em escala industrial ou artesanal, definindo aspectos estéticos e funcionais. Pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação.

Design digital: projetar e desenvolver interface para mídias digitais, como páginas para a internet.

Design de embalagens: criar embalagens adequadas aos produtos, considerando diiversos apsectos, simbólicos, estéticos e funcionais.

Design gráfico: projetar e reformular o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e folhetos.

Design de moda: desenvolver coleções, estilos ou produtos para vestuário, calçados e acessórios.

Gestão de produto: gerenciar projetos e linhas de produtos em grandes fabricantes.

Animação: fazer projetos de animação para cinema, publicidade e games, entre outros, desenvolvendo argumentos e roteiros.

 

Mercado de Trabalho

Em relação ao mercado local, identifica-se claramente uma importante demanda por profissionais na área do Design, notadamente na área de Programação/Comunicação Visual, dentro das empresas do ramo de: Publicidade, Webdesign, Mercado Gráfico e outros. E com o crescente desenvolvimento industrial do estado do Rio Grande do Norte, em breve também haverá uma demanda de profissionais na área de Projeto de Produto.

 

Importância no contexto socioeconômico

Desde as últimas décadas, tem havido uma imensurável aceleração do processo de desenvolvimento, particularmente nas áreas científica, técnica e tecnológica, exigindo uma corrida vertiginosa por conhecimentos e um significativo esforço de adaptação às mudanças do mundo moderno. Essa aceleração vem determinando uma necessidade de intensificação das relações humanas, de diversificação de atividades, de busca do conforto, do prazer e do belo, na perspectiva de melhor qualidade de vida.

Nesse contexto, o design pretende produzir produtos de qualidade, com diferencial dentro de um mercado competitivo, sem abrir mão do conceito/estilo. O Designer deve estar preparado para trabalhar num mercado emergente e inteligente, onde os diferenciais não são mais exclusividades da tecnologia, qualidade etc., mas, também, da agregação do valor do "belo", incorporado no produto.

 

Corpo Docente

 

DINO LINCOLN FIGUEIROA, DR. > Produto / Digital / Aerospacial

ELIZABETH ROMANI, DRA. > Gráfico / Interiores

HELENA RUGAI BASTOS, DRA. > Gráfico / Teoria

JAMILLE NORETZA DE LIMA LANUTTI, DRA. > Produto / Ergonomia

JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA, DR. > Digital / Interação

KILDER CÉSAR DE ARAÚJO RIBEIRO, DR. > Moda / Produto

LORENA GOMES TORRES DE OLIVEIRA, DRA. > Produto / Serviço

LUCIANO CESAR BEZERRA BARBOSA, DR.  > Interiores 

LUIZA FALCÃO SOARES CUNHA, DRA. > Gráfico / Serviço

MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK, DR.  > Teoria / Arte 

OLAVO FONTES MAGALHÃES BESSA, DR. > Teoria / Produto / Sustentabilidade

RODRIGO NAUMANN BOUFLEUR, DR.  > Teoria / Produto / Interiores / Gráfico


Coordination du Programme: ELIZABETH ROMANI

Téléphone/Extension:

E-mail: Indisponible Pour le Moment

Título do Profissional: Bacharel em Design Domaine de Connaissance CNPQ: Linguística, Letras e Artes Accord Académique: Indisponible Pour le Moment Cours Modalité: Presencial
Calendrier Restez sur les événements liés à notre calendrier académique.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Les frais de scolarité pour la période 2024.1.
  • 26/02/2024 · Début du mandat 2024.1.
Nouvelles Vedi sotto le notizie disponibili per il nostro corso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao