Presentation

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

O Curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assim como todos aqueles oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil, teve sua origem no curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica criado no país através do Parecer N0 571/66 do Conselho Federal de Educação de 14 de dezembro de 1966. Na UFRN, o curso foi criado em 1970 e foi oferecido pela Instituição até o final da década de 1970, mas de forma precária tendo em vista o não oferecimento das habilitações voltadas para da medicina laboratorial. Em 1979 houve uma reformulação curricular que trouxe com conseqüência a desativação da Modalidade Médica, com a sugestão de que esta fosse submetida a uma reestruturação adequada para assumir o status de curso de graduação independente, a exemplo do que havia ocorrido em outras Instituições de Ensino Superior do país.

 

Após um longo período foi retomada a discussão sobre a re-criação do curso com base nas recomendações da Comissão de Especialistas do MEC que propõe novas Diretrizes Curriculares para o antigo curso de Bacharelado em Ciências Biológicas - Modalidade Médica e sugerindo a denominação de curso de Bacharelado em Biomedicina. Para isso foi constituída uma comissão formada por cinco professores do Centro de Biociências, um de cada departamento existente na época. Esta comissão elaborou a proposta de estrutura curricular bem como o Projeto Pedagógico, contando com a assessoria da Pró-Reitoria de Graduação. A proposta foi aprovada pelo Conselho Departamental do Centro de Biociências em março de 2002 com o nome de Bacharelado em Biomedicina e encaminhado ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEP), onde a criação do novo curso foi aprovada. Foram abertas 30 vagas no vestibular 2003 para o ingresso da primeira turma de Biomedicina com entrada definida para o segundo semestre daquele ano.

 

A procura pelo curso foi acima da expectativa, superando inclusive a demanda apresentada por cursos tradicionais da área da saúde já muito bem consolidados. Apesar das dificuldades naturais inerentes a um curso que está se iniciando, os alunos de Biomedicina em geral, têm apresentado desempenho acima da média dos de outros cursos, destacando-se dos demais por serem os mais interessados em se envolverem em atividades de pesquisa, participando como voluntários ou como bolsistas em vários projetos desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa do Centro de Biociências. Os alunos das duas primeiras turmas que já concluíram o curso apresentaram excelentes desempenhos nos estágios realizados em hospitais e laboratórios públicos ou privados, sendo bastante elogiados pelos preceptores dos estágios curriculares obrigatórios. Vários egressos dessas turmas já foram aprovados em concursos públicos ou para o ingresso em Programas de Pós-graduação.

 

O Biomédico é um profissional da área da Saúde e como tal é capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citológica oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análises de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem (exceto o laudo, que só pode ser emitido por profissional médico habilitado), pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade.

 

Conheça mais sobre o Curso de Biomedicina através do vídeo:

 https://www.youtube.com/watch?v=flGMUjjCTjQ&list=PL2k_odRqYdPksHZOylgPDIW5zXeVr4_p8&index=5&ab_channel=CanalUFRN

Program Coordination: ERMETON DUARTE DO NASCIMENTO

Phone: (84) 3422-2514/610 | (83) 3422-2514/613

E-mail: coordenacoescbufrn@gmail.com

Professional Title: Not available at this moment CNPQ's Knowledge Area: Ciências Biológicas Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 26/02/2024 · Start of semester 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao