Presentation

O Curso de Graduação em Ecologia da UFRN foi criado em 2002 com a primeira turma ingressando em 2003, o primeiro curso de Ecologia de uma universidade federal brasileira. Atualmente, está entre os melhores cursos de Ecologia do Brasil, sendo avaliado como curso 5 (nota máxima) pelo MEC (última avaliação em 2018). A Estrutura Curricular foi atualizada recentemente.

 

O corpo docente possui grande excelência, sendo fundamentalmente constituído por Doutores formados nas melhores universidades nacionais e estrangeiras. Na avaliação institucional discente, os alunos atribuem aos professores da ecologia, em geral, nota nove ou maior. Os professores de Ecologia atuam também no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRN, desenvolvendo pesquisas em cooperação com diversos laboratórios do mundo. O ambiente social do Curso é bastante informal, havendo uma grande integração entre alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores da Ecologia. Semanalmente, os alunos da graduação podem participar do BIOFÓRUM, um fórum aberto aonde discute-se pesquisas em andamento.

 

O Curso de Ecologia é integralmente ministrado em um espaço físico moderno, contendo dezenas de salas equipadas com ar condicionado e aparelho de projeção. O curso conta atualmente com o prédio novo do Departamento de Ecologia, com espaços físicos e laboratórios adequados, com dois laboratórios didáticos, duas salas administrativas, sala da empresa júnior e Laboratório de Modelagem Ecológica (informática) no térreo; dois laboratórios multiuso, e várias salas para microscopia, balanças, análises químicas, triagem úmida e triagem seca no primeiro pavimento; e quinze salas para professores no segundo pavimento. Conta ainda com salas de aula, gabinetes de professores e laboratórios disponíveis em outro prédio próximo.

 

Os alunos do curso têm amplo acesso a literatura atualizada, seja fisicamente na Biblioteca Central Zila Mamede, seja através do Portal CAPES. Além disto, a UFRN conta com um sistema moderno de gerenciamento acadêmico, denominado SIGAA, através do qual se dá a comunicação eletrônica entre os alunos e seus professores, disponibilização dos materiais didáticos, avaliações, blogs e muito mais.

 

Ao longo do curso os alunos cursam 39 componentes curriculares obrigatórios (2400h) e complementam sua formação com 300h de componentes curriculares optativos, 145h de atividades complementares (participação em congressos e seminários, atividades de monitoria, extensão, mini-cursos, empresa júnior, e outras atividades complementares), dois estágios obrigatórios com no mínimo 150h cada e apresentam um trabalho de conclusão de curso (TCC). Os componentes curriculares são ofertados pelo Departamento de Ecologia e por outros departamentos do Centro de Biociências e de outros centros da UFRN, que também contribuem muito com a formação dos alunos. Os laboratórios de pesquisa UFRN absorvem um grande número de alunos de Iniciação Científica com Bolsas do CNPq e CAPES, e estagiários, sendo que esta experiência contribui enormemente para a formação profissional dos alunos. Além disto, os alunos têm atividades de campo nas disciplinas, realizam estágio em ONGs, instituições públicas e privadas, participam de atividades de monitoria e extensão, eventos dentro e fora da universidade e outras atividades da vida universitária da UFRN. A UFRN conta com amplo programa de assistência estudantil (PROAE).

 

A Empresa Júnior do Curso de Graduação em Ecologia - UFRN, denominada ECOSIN Soluções Ambientais, foi a primeira empresa junior na área de Ecologia. Na ECOSIN, os alunos prestam serviços relacionados com demandas na área de meio ambiente, sob orientação de professores do curso de Ecologia, e tem uma grande vivência em uma empresa de consultoria e gestão ambiental de verdade, desenvolvendo o empreendedorismo.

 

O Ecólogo é um profissional versátil que atua em diversas áreas, incluindo pesquisas científicas para compreensão da biodiversidade biológica, manejo das populações naturais, conservação da biodiversidade e diagnóstico e resolução de problemas ambientais locais, regionais e mundiais.

Program Coordination: JOSE LUIZ DE ATTAYDE

Phone: (84) 3342-2251/610 | (84) 3342-2251/611

E-mail: jose.luiz.attayde@ufrn.br

Professional Title: Not available at this moment CNPQ's Knowledge Area: Ciências Biológicas Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 26/02/2024 · Start of semester 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao