Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Isabella Medeiros Silva

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

Discente: Isabella Medeiros Silva
Título: Estoques de carbono orgânico dos solos da Estação Ecológica do Seridó - RN
Orientador: Prof. João Santiago Reis

Data: 13/07/2023

Horário: 10:00 h

Local: Sala A6, Bloco A - CERES/UFRN

 

Resumo: O solo, como o segundo maior reservatório de carbono orgânico do mundo, vem enfrentando problemas de degradação devido à agricultura intensiva, desmatamento e práticas inadequadas de manejo. No Seridó Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte, a desertificação é uma preocupação crescente devido às altas temperaturas, baixa precipitação e degradação do solo devido a atividades antrópicas. A região é de extrema importância para a preservação do bioma Caatinga, que possui fauna e flora adaptadas às condições semiáridas. Neste contexto, o estudo teve como objetivo estimar os estoques de carbono orgânico (C) nos solos da Estação Ecológica do Seridó (ESEC Seridó), para compreender a dinâmica deste serviço ecossistêmico em uma unidade de conservação no bioma Caatinga. Além disso, buscou-se correlacionar esses estoques com outros atributos, observando a influência dos diferentes materiais de origem dos solos. Para isso, foram coletadas 12 amostras compostas de solo em diferentes pontos da ESEC, levando em consideração as formações geológicas presentes. As amostras foram submetidas a análises físicas e determinação do teor de carbono orgânico total por método de via úmida, com o intuito de calcular os estoques de carbono nos horizontes superficiais dos solos em até 15 cm de profundidade. De maneira geral, os resultados revelaram variação nos estoques de carbono orgânico, com média de 1,8 kg/m², mediana igual a 1,51 kg/m², valor mínimo de 0,95 kg/m² e 3,56 kg/m² como valor máximo encontrado na ESEC Seridó. Essa variação indica diversidade no teor de matéria orgânica presente nos solos estudados, bem como diferenças nos atributos pedológicos devido a aspectos geoambientais distintos. O estudo também evidenciou que a cobertura vegetal exerce influência nos teores e estoques de carbono orgânico do solo, sendo as áreas de fitofisionomias com predominância de gramíneas capazes de armazenar maior quantidade de C. Observou-se que a influência dos materiais de origem nos estoques de carbono, com destaque para a formação geológica Suíte Intrusiva São João do Sabugi, grupo amostral com o maior estoque médio de carbono, e predomínio de solos argilosos. Entretanto, o estudo constatou a ausência de correlações significativas entre as variáveis analisadas que pudessem ajudar a explicar os estoques de carbono. Para uma compreensão mais abrangente, são necessárias análises complementares, como investigações das propriedades químicas e mineralógicas, que podem fornecer informações adicionais sobre os fatores que condicionam os estoques de carbono. Os resultados obtidos na ESEC Seridó fornecem uma linha de base valiosa e destacam a importância da cobertura vegetal e dos materiais de origem nos estoques de carbono no meio edáfico. Essas informações são essenciais para subsidiar políticas públicas voltadas à conservação do meio ambiente e à mitigação das mudanças climáticas.


Haverá emissão de certificados de participação como ouvinte para os presentes.


Notícia cadastrada em 05/07/2023 13:06  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao