Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Linderlan Alves da Silva

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

Discente: Linderlan Alves da Silva

Título: GEODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE BREJO DO CRUZ-PB, SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Orientador: Prof. Davi do Vale Lopes

Data: 11/07/2023

Horário: 08:30 h

Local: Sala D3, Bloco D - CERES/UFRN

 

Resumo: O conceito de geodiversidade, muitas vezes, é associado apenas ao conhecimento geológico, negligenciando as informações sobre outros elementos do meio físico, como os relevos e os solos. Em comparação com a biodiversidade, a geodiversidade ainda não recebe o mesmo reconhecimento. No contexto do semiárido brasileiro, ainda existem diversas lacunas em relação ao conhecimento sobre a geodiversidade. O objetivo desse trabalho foi fazer uma caracterização da geodiversidade e realizar associações com a Educação Ambiental no município de Brejo do Cruz-PB. Realizou-se revisão bibliográfica sobre a temática. Foram elaborados mapas temáticos com utilização do software QGIS. Realizou-se atividades de campo, onde foram executadas coletas e descrições dos aspectos paisagísticos associados aos solos, relevos e rochas. A área de estudo apresenta ocorrência de rochas cristalinas, com destaque para granitos e gnaisses. Identificou-se três unidades geomorfológicas no município: i) Serra; ii) Superfície Rebaixada I; iii) Superfície Rebaixada II. O município apresenta ocorrência generalizada de Luvissolos Crômicos, porém, na área serrana tem-se maior pedodiversidade, com ocorrência de Neossolos e Cambissolos. A serra de Brejo do Cruz apresenta-se como área com grande potencial turístico, com diversas possibilidades de exploração da sua geodiversidade e ainda com forte potencial para práticas de promoção da Educação Ambiental no contexto do semiárido brasileiro.


Haverá emissão de certificados de participação como ouvinte para os presentes.


Notícia cadastrada em 05/07/2023 12:35  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao