Notícias > SIGAA - CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Nova Banca cadastrada.

Uma Banca de DEFESA de TRABALHO CONCLUSÃO CURSO II foi cadastrada conforme as informações abaixo:

Discente: SAMIA LORENA OLIVEIRA MEDEIROS
Local: PRÉDIO BSI
Data: 17/06/2016
Hora: 08:00

Título:
AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA ÁGIL DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO (MADA) EM PROJETOS DISCIPLINARES
Palavras-chave: Engenharia de software. Metodologia de desenvolvimento de software. Metodologias ágeis. Ambiente acadêmico. MADA.

Resumo:
Sabe-se que existem discrepâncias em relação ao uso de metodologias ágeis no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho. Nesse sentido, surgiram questionamentos que buscam a combinação dessas utilizações. Dentro desse contexto existem estudos que realizaram adaptações das metodologias com foco no mercado, além dos estudos que levaram a criações de metodologias de base acadêmica, como a easYProcess (YP). Com a utilização da YP no curso de Sistemas de informação (SI) da UFRN, foram realizadas adaptações nessa metodologia, mesmo sendo voltada para a academia. Com base nessa afirmação, pesquisas levaram a criação de uma metodologia que satisfaça a necessidade do curso, então nasceu a Metodologia Ágil de Desenvolvimento Acadêmico (MADA), direcionada para essa realidade. A mesma começou a ser aplicada em SI nos projetos de estágio. Em sua segunda aplicação, a metodologia sofreu modificações, mostrando lacunas que podem ser estudadas. Nessa circunstância, o presente trabalho apresenta uma avaliação da utilização da MADA de acordo com os princípios ágeis através da aplicação em algumas equipes disciplinares. Tal análise, realizada de um estudo de caso com os membros das equipes dos projetos envolvidos, executando entrevistas com base nos princípios ágeis. Sendo possível identificar as experiências dessas equipes nessa pesquisa, codificando os relatos dos entrevistados e construindo mapas causais com linguagem sistêmica que se relacionam com estes princípios. Com estes mapas foi possível identificar as características que influenciam positiva e negativamente na utilização da metodologia, além da possibilidade de percepção do aprendizado dos alunos quanto ao uso de metodologias ágeis.

Páginas: 46
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra
Área: Ciência da Computação

Membros da Banca
Orientador 1100806 - ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE
Docente Interno 1100556 - AISLANIA ALVES DE ARAUJO
Docente Interno 1687186 - FLAVIUS DA LUZ E GORGONIO

 


Notícia cadastrada em 09/06/2016 12:13  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao