Notícias > OPORTUNIDADE PARA ESTUDAR 2015.2 EM UMA UNIVERSIDADE COLOMBIANA com custos parciais – mostrar interesse até domingo, 26 de abril (consultar também Fórum do SIGAA)

O BRACOL (Programa “Intercambio de Estudiantes Brasil – Colombia”)é um programa de mobilidade estudantil. Como o GPP abriu a possibilidade de receber um aluno da Colômbia, de forma recíproca, um aluno de GPP poderá passar um semestre em uma (de duas) Universidades Colombianas.

 

Os alunos que tiverem interesse devem enviar um e-mail para a coordenação (gpp2@cchla.ufrn.br) até este domingo, 26 de abril. Na segunda-feira, três alunos serão selecionados (1 titular e 2 suplentes, no caso de desistências). Devem enviar no e-mail:

1) um pequeno texto explicando as razões para sua candidatura (1 parágrafo)

2) indicação da Universidade escolhida (ver abaixo)

3) título do e-mail “Proposição de Candidatura para o BRACOL 2015.2”

 

Mais informações, escreva para a coordenação pedindo o envio das documentações recebidas.

 

É importante destacar que não estão cobertos os custos de deslocamento (passagem área, gastos locais e o seguro de saúde obrigatório)que, portanto, devem ser arcados pelos próprios alunos. Por outro lado, as duas universidades oferecem esquemas de acomodação e refeição subsidiadas (ver resumo abaixo) e o(a) aluno(a) escolhido(a) estará isento(a) das mensalidades nessas duas universidades.

 

Mensagem enviada pela SRI da UFRN para a coordenação de GPP,

 

“O Programa do qual a UFRN participa oferece aos alunos em mobilidade a gratuidade nas atividades acadêmicas, o acesso aos serviços oferecidos pela universidade aos seus alunos regulares e o alojamento. Como essa oferta é recíproca, nossos alunos também podem usufruir desses mesmos itens e podemos enviar um número de alunos igual ao que recebemos, ou seja, dois alunos. É preciso deixar claro, entretanto, que não podemos, infelizmente, custear as despesas de deslocamento e de manutenção do aluno no exterior.

 

As universidades designadas para o intercâmbio com a UFRN são: Universidad del Tolima (www.ut.edu.co) e Universidad Autónoma de Manizales (www.autonoma.edu.co).”

 

Algumas Informações sobre o acordo com a UNIVERSIDADE DEL TOLIMA (para mais, peça envio de documentos)

- aulas de 10 de agosto a 27 de novembro

- possíveis graduações de interesse de alunos de GPP: Administración de Empresas ; Economía ; Negocios Internacionales; Derecho ; Sociología ; Historia ; Ciencia Política (consultar disciplinas de cada curso diretamente no site; é possível cursar disciplinas de diferentes faculdades, com limites)

- nível de idioma (espanhol) exigido: básico

- há cursos de espanhol para brasileiros ofertado pela Universidade? Sim, um por semestre

- aeroporto de chegada: ciudad de Ibagué

- aeroporto-universidade: delegados da universidade transportam o aluno do aeroporto até a Universidade

- apoio na hospedagem e alimentação: a universidade não têm alojamento próprio mas dará ao aluno “$600.000 pesos colombianos cada mes por cuatro meses (lo que dura el semestre académico); que le permitirá al estudiante pagar su alojamiento y alimentación. También podrá acceder al restaurante de la universidad que ofrece alimentación muy económica (desayuno, almuerzo y comida con un costo diario de $2.500 pesos, cerca de 1 dólar). El estudiante debe asumir el valor del carné estudiantil que cuesta $12.300 pesos colombianos.” (informações dadas pela Universidade)

- seguro médico internacional: obrigatório e custos cobertos pela(o) aluna(o)

 

 

Algumas Informações sobre o acordo com a UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MANIZALES (para mais, peça envio de documentos)

- aulas de 5 de agosto a 12 de dezembro

- possíveis graduações de interesse de alunos de GPP: Ciencia Política, Gobierno y Relaciones

Internacionales; Administración de Empresas; Economía (consultar disciplinas de cada curso diretamente no site)

- nível de idioma (espanhol) exigido: intermediário

- há cursos de espanhol para brasileiros ofertado pela Universidade? Sim, um por semestre

- aeroporto de chegada: Aeropuerto La Nubia de Manizales

- aeroporto-universidade: delegados da universidade transportam o aluno do aeroporto até a Universidade

- apoio na hospedagem e alimentação: casa de família (com alimentação, lavagem de roupa e internet). Alimentação: “desayuno, almuerzo y comida de lunes a sábado. Los domingos y días

de fiesta la alimentación el estudiante la recibirá en un restaurante y el pago por este servicio se pagará directamente al dueño del restaurante. La universidad directamente le pagará a la dueña de casa el valor por concepto de hospedaje y alimentación. El estudiante no recibirá dinero por

ningún tipo de concepto.”(informações dadas pela Universidade)

- transporte: dá para ir a pé para a universidade. “Para otros gastos alrededor de $350.000 COP” (informações dadas pela Universidade).

- seguro médico internacional: obrigatório e custos cobertos pelo aluno.


Notícia cadastrada em 22/04/2015 16:47  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao