Notícias > Alunos do curso de agronomia da UFRN visitam um sistema de Produção Agroecológica Integrado Sustentável (PAIS).

             Alunos do curso de agronomia da UFRN realizaram uma visita técnica neste mês de março no município de Vera Cruz/RN. Na ocasião, os estudantes conheceram  um sistema de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS), implantado pela EMATER/RN na propriedade de um pequeno produtor da região.

             O sistema tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos. O PAIS é uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar, que pode ser usada por todo produtor rural que busca a melhoria da qualidade da produção de alimentos. É um sistema de produção barato, que ocupa pouco espaço, gera produção diversificada e seu manejo não demanda muito trabalho. Consiste em uma estrutura que conta com um galinheiro no centro, e anéis para o plantio de hortaliças, plantas medicinais e culturas anuais ao redor, um sistema simples de irrigação por gotejamento, e para combate de pragas alternativas agroecológicas como o uso do nim indiano, fumo e outras.

             Os alunos puderam perceber a importância de técnicas simples, de baixo custo e fácil implantação para pequenos produtores que buscam basicamente alimentação para família e venda do excesso em feiras locais, acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Escola Agrícola de Jundiaí, Flavio Pereira, e de técnicos da EMATER/RN, entenderam todo o processo de construção e manutenção do, assim como o sistema de irrigação.  A visita faz parte da programaçnao de recepção aos calourso de 2014, organizada pela coordenação do curso.


Notícia cadastrada em 24/03/2014 07:53  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao