Notícias > Pesquisador da “EMBRAPA Uva e Vinhos” ministra palestra na EAJ para os estudantes de Agronomia

No ultimo dia 02 de outubro, o Drº Marcos Botton, Engenheiro agronomo e pesquisador da EMBRAPA uva e vinhos, visitou EAJ-UFRN para ministrar uma palestra sobre Manejo Integrado de Pragas aos estudantes de Agronomia.

       Na palestra foi abordada a importância de se fazer o manejo adequado de pragas para evitar, ou reduzir o seu ataque, além de diminuir a transmissao de doenças por insetos vetores. Nesse sentido, o manejo integrado incentiva o produtor a utilizar vários métodos que proporcionarão um maior controle da infestação de insetos e reduzirão a utilização do controle químico. Entretanto, vale salientar, que em algumas situações, altas dosagens de defensivos agrícolas é inevitável.

         Durante a explanação o pesquisador evidenciou que para haver equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental), o profissional Engº agrônomo orientar os produtores a aplicarem os inseticidas de maneira adequada, obedecendo às normas de aplicação e o período de carência entre a aplicação do agrotóxico e a colheita, para evitar que os insetos tornem-se resistentes e que os frutos e outros produtos agrícolas cheguem ao consumidor com alto teor de agrotóxicos.

          Outro ponto forte destacado pelo Dr. Botton foi a atenção qeu devemso ter com o consumidor, que está cada vez mais preocupado em adquiri produtos com menos agrotóxicos, mais vigorosos e nutritivos e, consequentemente, pressiona os 

produtores para se adequar a uma tendência mundial que é reduzir a aplicação de produtos químicos nas lavouras.

           Por fim, sempre que possível é necessário utilizar menos defensivos agrícolas para evitar a contaminação do solo, da água e dos alimentos e, consequentemente, evitar danos à saúde da população.

           Ao final da palestra o Prof. Dr. Gerbson Azevedo, vice-diretor da EAJ e professor de entomologia do curso de Agronomia presenteou o pesquisador com uma pasta da EAJ, uma camisa e um boné do curso.

 

 

Por Martiliana Freire

Setimo Periodo - Agronomia UFRN


Notícia cadastrada em 14/03/2014 12:37  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao