Notícias > Estudante do curso de Agronomia da EAJ/UFRN participa do Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia 2013

          A estudante do 6º período de graduação do curso de agronomia da EAJ/UFRN, Ellen Rachel Evaristo de Morais, participou no período de 9 a 15 de setembro de 2013 do Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia promovido pela FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) em Campos do Goytacazes - RJ.

         O 56º CONEA foi realizado na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) em Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro, promovido pela FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) e apoiado pela 

Reitoria da instituição e outras organizações. Esse ano o congresso teve como temática central a questão indígena, e as comunidades tradicionais, colocando em pauta o papel dos futuros agrônomos e agrônomas, no trabalho conjunto com esses povos, em seus respectivos territórios respeitando as relações culturais com a terra e conhecimento empírico construído historicamente por essas comunidades. 

           O CONEA é um congresso multidisciplinar onde são debatidas várias temáticas e a conjuntura de nosso país e mundo, certamente de uma forma mais dinâmica e lúdica que enriquecem o estudante que se propõe a participar do evento. Reúne universitários dos mais diversos cursos e instituições o que promove a inter-relação entre os mesmos com experiências e vivências de cada universidade. O estudante que participa de um CONEA está sujeito a obter conhecimentos nos parâmetros sociais, políticos, intelectuais, culturais e formadores, o que auxilia na construção de um profissional com visão holística á luz da realidade da sua região e conhecer a situação das outras localidades do país.

         Além do tema central, o CONEA propõe espaços denominados Painéis Paralelos onde são explanados outros debates como a questão de gênero e sexualidade, raça, cultura, valores e etnia, formação profissional, trazendo para discussão as problemáticas de homofobia e racismo por exemplo. 

         O curso de Agronomia da UFRN se fez presente no 55º CONEA que aconteceu em Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia no segundo semestre de 2012 e lá, teve o primeiro contato com a Federação,  participou ainda, em maio de 2013, do XIII ERA – NE (Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste) que aconteceu na cidade do Crato no Ceará. E nesse mesmo ano o curso foi novamente representado no 56º CONEA, tendo relevância maior uma vez que a FEAB hoje reconhece que existe um curso de agronomia, há três anos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O grupo FEAB da UFRN se propôs a assumir o NTP de Educação (Núcleo de Trabalho Permanente), uma das instâncias da FEAB, que entre outras demandas, pauta o debate da Formação Profissional, Curricularização da Extensão e Reformulação do P.P.P (Projeto Político Pedagógico) do curso, como formas de alcançar um formação voltada para a realidade da região e o mais próximo possível.   


Notícia cadastrada em 14/03/2014 12:15  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao