Notícias > Semana de Turismo discute planejamento, consultoria e eventos no primeiro dia

Professor José Gândara da UFPR foi um dos destaques da programação

 

Foto: JEFERSON ROCHA

 

A abertura da Semana de Turismo da UFRN 2013 foi marcado pela participação de palestrantes locais e nacionais que apresentaram questões sobre a atuação do Turismólogo e a importância do Turismo no desenvolvimento Urbano, para um público de mais de 120 pessoas entre estudantes, professores e profissionais do turismo que estiveram presentes no auditório do NEPSA.

 

O professor José Gândara da Universidade Federal do Paraná apresentou ao público os impactos do turismo no desenvolvimento econômico e no bem estar social com base no caso do planejamento realizado na cidade de Curitiba/PR que contribuiu para o desenvolvimento em vários setores do município, incluindo a atividade turística. Para Gândara, “a imagem que o turista atualmente tem do destino Curitiba foi construída a partir da criatividade dos gestores que pesquisaram e planejaram a cidade”.

E

m seguida, a consultora Keila Brandão apresentou o Papel da Consultoria no Planejamento Turístico potiguar, destacando que as consultorias em turismo já realizadas no Rio Grande do Norte foram todas pagas com recursos federais, principalmente dos programas Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), e que nem o Estado, nem os municípios potiguares não costumam investir nesse tipo de levantamento. Ela ainda destacou que “não existe nenhuma pesquisa atual da demanda turística no RN, pois a última foi apresentada em 2012 e até agora o governo ainda não efetuou o pagamento à empresa de consultoria”, desabafa. Keila ainda incentivou os estudantes a buscarem a área de consultoria, destacando que a obstinação e perseverança são ferramentas fundamentais para o empreendedor e que o consultor tem o papel social por ser responsável pela sistematização do conhecimento.

 

Por último, o empresário George Costa apresentou a atuação do Natal Convention Bureau, uma fundação sem fins lucrativos criada com base na cadeia produtiva do turismo que busca, principalmente, enriquecer o mercado de eventos na capital potiguar. George destacou a importância da fundação e dos eventos para o desenvolvimento do turismo por serem responsáveis pela redução da sazonalidade já conhecida pelos empresários. “O turismo de eventos melhora na qualidade do turismo, pois pesquisas apontam que os participantes de eventos têm alto poder aquisitivo, fazendo a diferença na rentabilidade e movimentando toda a cadeia turística”, destacou George.

 

TEM MAIS

A Semana de Turismo continua nesta quinta-feira (26) a partir das 8h com realização dos Minicursos “Como publicar artigos científicos em periódicos internacionais” e “Como elaborar currículos”, além de apresentação de trabalhos acadêmicos em Grupos de Trabalhos nas salas de aulas do Setor I da UFRN. A partir das 14h acontecem as palestras “A Atuação do Turismólogo na Gestão Pública do Turismo”, ”A Atuação dos Conselhos de Turismo do Rio Grande do Norte” e “”A Experiência do Turismo Comunitário na Prainha do Canto Verde”. A programação completa pode ser consultada no site: https://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/secao_extra.jsf?lc=pt&id=2000069&extra=999759470


Notícia cadastrada em 25/09/2013 20:21  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao