Notícias > Orientações sobre trancamento de matrícula

Caros acadêmicos da EMUFRN, como temos feito semestre a semestre, reenvio orientações sobre o trancamento de componente curricular.

O trancamento de disciplina é um direito do aluno. Porém é importante que algumas questões sejam consideradas:

1. O trancamento de disciplina, principalmente de disciplinas obrigatórias pode ser prejudicial ao andamento do curso. Caso alguém precise de uma disciplina em caráter especial, como “Ensino Individual”, poderá ter apenas um trancamento na disciplina para requerer essa oportunidade.

2. O trancamento pode impedir o fluxo do seu curso uma vez que várias disciplinas são pré-requisito para outras seguintes.

3. Cada semestre é pensado de maneira a contemplar a necessidade das turmas. Assim, se oferecemos uma disciplina para a sua turma e você a tranca, terá grandes chances de ser indeferido na próxima fez que tentar se matricular nessa mesma disciplina. Ou seja, se oferecemos uma disciplina para a turma 2012.1, esses alunos terão prioridade na matrícula. Somente se sobrar vaga, que geralmente não acontece, será possível matricular alunos de outras turmas.

4. Importante: na maioria das disciplinas temos indeferimentos na matrícula por termos, geralmente, mais candidatos do que vagas. Isso significa que quando alguém é matriculado está ocupando um espaço nessa disciplina que poderia ser de outro que foi indeferido. Ou seja, quando alguém tranca uma disciplina, está abandonado a chance que poderia ter sido de outra pessoa que não teve a oportunidade por falta de vagas. Uma observação é que o excesso de alunos em relação ao número de vagas oferecidas se dá, na maioria das vezes, porque as disciplinas não foram cumpridas no tempo certo do curso, e o trancamento é o maior responsável. Reconhecemos que o trancamento é legítimo, e em alguns casos a única solução, mas é preciso que seja feito com muita responsabilidade, para que o aluno, o curso e os colegas, possam alcançar os mehores resultados.

Saudações,

Prof. Jean Joubert
Coordenação de Graduação


Notícia cadastrada em 29/09/2011 13:01  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao