Ementa/Descrição: |
O propósito deste curso é aprimorar a compreensão dos pós-graduandos sobre a concepção científica de seus projetos de doutorado, visando a elaboração de teses de maior qualidade. Para atingir esse objetivo, serão abordados os seguintes temas: estrutura do trabalho científico; protocolo ético para pesquisas nas ciências humanas; características de uma boa pergunta de partida; tipologias, estratégias e ferramentas para o desenvolvimento de revisão de literatura; lógica da redação científica: introdução, método, resultados e discussão. |
Referências: |
Coleman R (2019) Designing Experiments for the Social Sciences. Sage Publications, Inc., Thousand Oaks, California.
Donovan SM, ORourke M, Looney C (2015) Your Hypothesis or Mine? Terminological and Conceptual Variation Across Disciplines. SAGE Open 5:215824401558623
Harvard College (2012) A guide to writing a senior thesis in Sociology. Harvard University, [https://sociology.fas.harvard.edu/files/sociology/files/thesis_guide_sept_2012.pdf].
Knott E, Rao AH, Summers K, Teeger C (2022) Interviews in the social sciences. Nature Reviews Methods Primers 2:73
Massengill R (2013) Writing Sociology: A Guide for Junior Papers and Senior Theses. [https://sociology.princeton.edu/sites/g/files/toruqf1236/files/soc_ug_writing_guide.pdf].
Pautasso M (2013) Ten Simple Rules for Writing a Literature Review. PLoS Comput Biol 9:16
Shoemaker P, Tankard J, Lasorsa D (2004) How to Build Social Science Theories. SAGE Publications, Inc., Thousand Oaks, California.
Volpato G (2015) Guia Prático para Redação Científica. Best Writing, Botucatu, SP
Warne R (2018) Statistics for the Social Sciences. Cambridge University Press, Cambridge. |