Ementa/Descrição: |
Teoria do consumidor (preferência e utilidade, problema do consumidor, dualidade, demanda), escolha sob incerteza (utilidade esperada, aversão ao risco), teoria da firma (produção, função lucro, minimização de custo, dualidade), concorrência perfeita (equilíbrio competitivo de curto e longo prazo), monopólio (mark-up, discriminação de preços), teoria dos jogos (jogos em forma estratégica, estratégias dominantes, equilíbrio de Nash, jogos em forma extensiva, equilíbrio perfeito em subjogo, jogos repetidos), oligopólio (modelos de Cournot, Bertrand, Stackelberg e liderança de preço). |
Referências: |
KREPS, David. A Course in Microeconomic Theory. 1. Princeton University Press. 1990
JEHLE, Geoffrey A.; RENY, Philip J.. Advanced Microeconomic Theory. 3. Prentice Hall. 2011
VARIAN, Hal R. Microeconomic analysis. 3rd.ed. New York: W. W. Norton, c1992. 506 p. ISBN:
9780393957358.
MAS-COLELL, Andreu; WHINSTON, Michael Dennis; GREEN, Jerry R. Microeconomic theory.
New York: Oxford University, 1995. 981p. ISBN: 0195102681. |