Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PPGPSI4135
Nome: SEMINÁRIO METODOLÓGICO: PESQUISA QUALITATIVA: CAMINHOS METODOLÓGICOS E INVENÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Métodos qualitativos em diferentes abordagens para a produção do conhecimento em Psicologia e em sua relação com outros saberes. A pesquisa como invenção
Referências: Barros e Barros, M. E.; Lucero, N. A. (2005). A. pesquisa em psicologia: construindo outros planos de análise. Psicologia & Sociedade, 17 (2): 7-13. Lourau, R. (1993). Análise institucional e prática de pesquisa. Rio de Janeiro: EdUERJ. Benjamin, Walter. O narrador. In Obras Escolhidas V.1. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. Oitava edição revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. Deleuze, Gilles. Foucault e as prisões (1986). In Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). Edição preparada por David Lapoujade, tradução de Guilherme Ivo, revisão técnica de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo – Editora 34, 2016. Deleuze, Gilles. Sobre os principais conceitos de Michel Foucault (1984). In Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). Edição preparada por David Lapoujade, tradução de Guilherme Ivo, revisão técnica de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo – Editora 34, 2016. Magnani, J. G. C. (2002). De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais (17), 49, 11-29. https://dx.doi: 10.1590/S0102-69092002000200002 Fonseca, T. M. G. & Kirst, P. (Orgs.). (2003).Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: EdUFRGS. Passos, E., Kastrup, V. & Escóssia, L. (2009). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina. Rocha, M. & Aguiar, K. (2003). Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: Ciência e Profissão, 23(4), 64-73.agosto/dezembro, 2011 Rodrigues, H. B. C. Intercessores e Narrativas: Por uma Dessujeição Metodológica em Pesquisa Social, Pesquisas e Práticas Psicossociais 6(2), São João Del-Rei, p 234-242, Romagnoli, R. C. (2009). A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, 21(2), 166-173, ago. Lemos, Flavia Cristina Silveira, & Cardoso Júnior, Hélio Rebello. (2009). A genealogia em Foucault: uma trajetoria. Psicologia & Sociedade, 21(3), 353-357. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000300008

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