Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05)
Código: NEU0082
Nome: ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Nesta disciplina será discutido como o ambiente, o embrião e seus genes interagem para formar o organismo. Será dividida em três partes: 1. Influência do ambiente sobre o desenvolvimento. Neste tópico será discutido o papel dos genes e ambiente na formação dos fenótipos. -Mecanismos moleculares de influência do ambiente sobre o desenvolvimento -herança de epialelos -influência do ambiente sobre genes ligados ao comportamento -simbiose no desenvolvimento -conceito de indivíduo e holobionte -influência de simbiontes sobre os sistemas imune e nervoso -co-metabolismo -individualidade e aborto 2. Ecologia de doenças do desenvolvimento. Neste tópico será discutido a influência da visão de desenvolvimento discutida no tópico 1 sobre as políticas públicas de saúde e conservação. -Robustês fenotípica -proteção parental -proteção maternal contra patógenos -imunidade inata de embriões -drogas e contaminantes ambientais como teratógenos -teratógenos e comportamento -biologia de sistemas e teratógenos -desreguladores endócrinos -desenvolvimento e efeitos transgeracionais -origem no desenvolvimento de doenças de adultos -hormônios de estresse no desenvolvimento -dieta intrauterina -efeitos epigenéticos paternais 3. Síntese Evolução-Desenvolvimento. Neste módulo iremos reorganizar uma nova síntese evolutiva incorporando os novos conceitos discutidos até aqui. -Histórico da síntese moderna -seleção sexual e desenvolvimento -mecanismos de especiação rápida através do desenvolvimento -genes reguladores -dinâmica de módulos padronizadores -homologia profunda -heterocronia, heterometria, heterotopia e heterotipia -holobionte e seleção -alteração do genoma hospedeiro por simbiontes -simbiontes e origem da multicelularidade -"imprinting genético" -domesticação -seleção sobre a plasticidade fenotípica -assimilação genética e canalização -construção de nicho
Referências: Amundson R (2005) The Changing Role of the Embryo in Evolutionary Thought: Roots of Evo-Devo. Cambridge University Press Lewontin R (2002) A tripla hélice: Gene, organismo e ambiente. Companhia das letras Gilbert SF, Epel D (2015) Ecological developmental biology: environmental regulation of development, health and evolution. 2nd. edition. Sinauer Associates. Gilbert SF, Barresi, M.J.F. (2016) Developmental biology.11th ed. Sinauer Associates Gould SJ (1996) Mismeasure of men: revised and expanded. W. W. Norton and Company Peterson EL (2016) The Life Organic: the theoretical biology club and the roots of epigenetics. Universtity of Pittsuburgh Press Saini A (2018) Inferior: How Science Got Women Wrong-And the New Research That’s Rewriting the Story. Beacon Pr

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