Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05) |
Código: |
NEU0082 |
Nome: |
ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Nesta disciplina será discutido como o ambiente, o embrião e seus genes interagem para formar o
organismo. Será dividida em três partes:
1. Influência do ambiente sobre o desenvolvimento. Neste tópico será discutido o papel dos genes e
ambiente na formação dos fenótipos.
-Mecanismos moleculares de influência do ambiente sobre o desenvolvimento
-herança de epialelos
-influência do ambiente sobre genes ligados ao comportamento
-simbiose no desenvolvimento
-conceito de indivíduo e holobionte
-influência de simbiontes sobre os sistemas imune e nervoso
-co-metabolismo
-individualidade e aborto
2. Ecologia de doenças do desenvolvimento. Neste tópico será discutido a influência da visão de
desenvolvimento discutida no tópico 1 sobre as políticas públicas de saúde e conservação.
-Robustês fenotípica
-proteção parental
-proteção maternal contra patógenos
-imunidade inata de embriões
-drogas e contaminantes ambientais como teratógenos
-teratógenos e comportamento
-biologia de sistemas e teratógenos
-desreguladores endócrinos
-desenvolvimento e efeitos transgeracionais
-origem no desenvolvimento de doenças de adultos
-hormônios de estresse no desenvolvimento
-dieta intrauterina
-efeitos epigenéticos paternais
3. Síntese Evolução-Desenvolvimento. Neste módulo iremos reorganizar uma nova síntese evolutiva
incorporando os novos conceitos discutidos até aqui.
-Histórico da síntese moderna
-seleção sexual e desenvolvimento
-mecanismos de especiação rápida através do desenvolvimento
-genes reguladores
-dinâmica de módulos padronizadores
-homologia profunda
-heterocronia, heterometria, heterotopia e heterotipia
-holobionte e seleção
-alteração do genoma hospedeiro por simbiontes
-simbiontes e origem da multicelularidade
-"imprinting genético"
-domesticação
-seleção sobre a plasticidade fenotípica
-assimilação genética e canalização
-construção de nicho
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Referências: |
Amundson R (2005) The Changing Role of the Embryo in Evolutionary Thought: Roots of Evo-Devo.
Cambridge University Press
Lewontin R (2002) A tripla hélice: Gene, organismo e ambiente. Companhia das letras
Gilbert SF, Epel D (2015) Ecological developmental biology: environmental regulation of
development, health and evolution. 2nd. edition. Sinauer Associates.
Gilbert SF, Barresi, M.J.F. (2016) Developmental biology.11th ed. Sinauer Associates
Gould SJ (1996) Mismeasure of men: revised and expanded. W. W. Norton and Company
Peterson EL (2016) The Life Organic: the theoretical biology club and the roots of epigenetics.
Universtity of Pittsuburgh Press
Saini A (2018) Inferior: How Science Got Women Wrong-And the New Research Thats Rewriting
the Story. Beacon Pr |
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