Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: ESCOLA DE MÚSICA (11.39)
Código: MUT2201
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM GRAVAÇÃO E MIXAGEM
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: 1. EMENTA Estudos aprofundados de técnicas de gravação e mixagem. 2. OBJETIVOS Capacitar o aluno a realizar gravações e mixagens das mais variadas formações musicais utilizando diversas ferramentas como microfones, técnicas de microfonação, DAW, Equalizadores, Compressores, Limiters, Softwares específicos da área. Propor ao aluno o uso de técnicas de microfonação e escolha de microfones para obtenção de sonoridades específicas. propor o uso de plug-ins específicos para obtenção de resultados desejados. Propor o uso de plug-ins gratuitos simuladores de equipamentos analógicos. Propiciar a avaliação contínua das gravações e mixagens por membros externos. Propiciar aos alunos que cursaram a disciplina Prática de Estúdio IV durante o período de pandemia a oportunidade de realizar a gravação e mixagem das músicas que compõem o Trabalho de Finalização de Curso (TFC) com avaliação de banca. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Planejamento de gravação Preparação de sessão para gravação Microfones Técnicas de microfonação Técnicas de Gravação Gerenciamento de sessão de gravação Equilíbrio Tonal e espacial Mixagem em 3D Tópicos especiais em Equalização e uso de filtros Uso de equalizadores paramétricos e semi-paramétricos Uso de Equalizadores gráficos Equalização Aditiva e Subtrativa: vantagens e desvantagens Compressores Limiters Compressores de banda múltipla Reverbs Processamento Temporal METODOLOGIA - Aulas presenciais com gravação de bandas no estúdio ritornello e outras dependências da Escola de Música como o Auditório Oriano de Almeida e Onofre Lopes. - Aulas presenciais de orientação a mixagem e masterização. 6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA KATZ, Bob. Mastering audio: the art and the science. Burlington: Focal Press, c2002. 319 Livro Roey Izhaki. Mixing Audio Concepts, Practices and Tools. 2nd. Focal Press. 2012 Livro Bobby Owsinski. The Mixing Engineer?s Handbook. 2nd. Thomson. 2006. GIBSON, Bill. The Audio pro Home recording course. Califórnia: Mix Books, 1996. HUBER, David Mi

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