Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CERES (18.00.24)
Código: GEC0024
Nome: DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Docência no ensino superior: Articulação entre ensino-pesquisa-extensão. O ensino-aprendizagem da Geografia no ensino superior. Educação inclusiva na Universidade. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de atuação de Estágio de Docência assistida.
Referências: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. ; ALVES, Leonir Pessate. (Org.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: Univille, 2015. BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. CALLAI, Helena Copetti. (Org.) Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: EDUNIJUI, 1999. CANDAU, Vera Maria. et al. Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. CAVALCANTI, Lana de Souza. (Org.) Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006. COULON, Alain. Etnometodologia. Tradução de Epharim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1995. D’ÁVILA, Cristina Maria. ; VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008. GHEDIN, Evandro. ; PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997. MASETTO, Marcos Tarciso. (Org.) Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. PIMENTA, Selma Garrido. ; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. São Paulo: Vozes, 2002. VIANA, Cleide Maria Q. Q. ; VEIGA, Ilma Passos A. Docentes para a Educação Superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2010. ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.21