Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PPGPSI4105
Nome: COMPREENSÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE O SUICÍDIO E COMPORTAMENTOS AUTODESTRUTIVOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Compreensão do fenômeno do suicídio. Caracterização epidemiológica do suicídio no Brasil e no Mundo. Compreendendo comportamentos autodestrutivos. A fenomenologia e a compreensão da autodestrutividade. Contribuições da ontologia heideggeriana para compreensão da autodestrutividade.
Referências: Azevedo, A. K. S. & Dutra, E. (2012). Relação Amorosa e Tentativa de Suicídio na Adolescência: uma Questão de (Des)Amor. Revista Da Abordagem Gestáltica, XVIII(1), 20-29 Botega, N. (2014). Comportamento suicida: epidemiologia. Psicologia USP, 25(3), 231 – 236 https://doi.org/10.1590/S0102-311X1994000500005 Cassorla, R. (1991). Do Suicídio: Estudos Brasileiros. São Paulo: Papirus. Cassorla, Roosevelt M. S., & Smeke, Elizabeth L. M.. (1994). Autodestruição humana. Cadernos de Saúde Pública, 10(Suppl. 1), S61-S73. Cassorla, R. (1998). O Suicídio. Cad. Saúde Pública, 14(1), 7-34. Cassorla, R. (2004). Suicídio e autodestruição humana. In B. S. G. Werlang, & J. N. Botega (Org.). Comportamento suicida (pp. 21-35). Porto Alegre: Artmed. Cattapan P. (2012). Moralização do suicídio? Revista Iluminart, Ano IV(9), 182-194. Deslandes, S.F., Coutinho, T. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da Covid-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Cien Saude Colet [periódico na internet] (2020/Abr). [Citado em 29/03/2021]. Está disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-uso-intensivo-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-contexto-da-covid19-e-os-riscos-para-violencias-autoinflingidas/17563?id=17563 Dutra, E. (2011). Pensando o suicídio sob a ótica fenomenológica hermenêutica: algumas considerações. Revista da Abordagem Gestáltica, XVII(2), 152-157. Dutra, E. (2012). Suicídio de universitários: o vazio existencial de jovens na contemporaneidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 12(3), 924-937. Feijoo, A.M. (2018). Suicídio: entre o morrer e o viver. Rio de Janeiro: IFEN Fukumitsu, K. O (2018) Suicídio: do desalojamento do ser ao desertor de si mesmo. Revista USP • São Paulo • n. 119 • p. 103-114 • outubro/novembro/dezembro

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